PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: detectado vazamento de petróleo em plataforma naufragada

24 abr 2010 - 21h36
(atualizado às 22h07)
Compartilhar

Um vazamento de petróleo foi detectado na plataforma petroleira que naufragou na quinta-feira perto da costa americana, no Golfo do México, após uma forte explosão, informou este sábado a Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Ave coberta de petróleo tenta levantar voo junto ao casco de um navio, na região onde acontece o vazamento no Golfo do México
Ave coberta de petróleo tenta levantar voo junto ao casco de um navio, na região onde acontece o vazamento no Golfo do México
Foto: AP

Estima-se que até mil barris de petróleo ou 42 mil galões (158.987 l) estejam vazando por dia de um contêiner e de uma tubulação de perfuração, o que desperta a preocupação da ocorrência de danos ao frágil ecossistema da Luisiana (sul dos Estados Unidos), já afetado por furacões e erosão costeira. Funcionários confirmaram esta descoberta um dia depois de a Guarda Costeira destacar que não havia qualquer vazamento de petróleo na boca do poço.

A contra-almirante Mary Landry, comandante da Guarda Costeira, disse a jornalistas que o vazamento começou aparentemente na quinta-feira, quando a plataforma petroleira "Deep Water Horizon" afundou, dois dias depois de ter explodido. A Guarda Costeira informou que serão necessários vários dias para determinar como deter o vazamento, a 1.525 m de profundidade nas águas do Golfo.

A suboficial Connie Terrell que a mancha de petróleo tem agora 32 km de diâmetro e está a 64 km da costa da Luisiana.

Na sexta-feira, a guarda costeira pôs um fim à busca por 11 trabalhadores que desapareceram após a explosão, na terça-feira.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade