PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA criam aeronave para voos de minutos entre países em 2023

O chamado X-51A WaveRider já está sendo testado

3 jun 2015 - 11h37
(atualizado às 11h55)
Compartilhar
Exibir comentários
 Avião não tripulado X-51A WaveRider viaja a mais de 5 mil km/h
Avião não tripulado X-51A WaveRider viaja a mais de 5 mil km/h
Foto: Daily Mail / Reprodução

Os chefes da Força Aérea americana revelaram que uma aeronave supersônica que está sendo projetada pelos Estados Unidos poderá ser capaz de voar já em 2023, atravessando países dentro de minutos, a uma velocidade de 5.793 km/h. As informações são do Daily Mail.

Segundo a cientista chefe das Forças Aéreas, Mica Endsley, o grupo de pesquisa do Pentágono DARPA e as forças armadas poderão ter o veículo em poucos anos. O chamado X-51A WaveRider já está sendo testado. Na semana passada, por exemplo, a Força Aérea revelou que o avião não tripulado voou por, aproximadamente, três minutos, porém não completou seu voo de teste.

Siga o Terra Notícias no Twitter

A Força Aérea deve desenvolver e utilizar tecnologia hipersônica para transferir mísseis ou aviões a qualquer parte do mundo em questão de minutos em vez de horas, com o objetivo de não deixar tempo de reação ao inimigo. Ele poderia chegar de Nova York a Londres em 30 minutos, sendo que voos comerciais hoje levam cerca de 5 horas neste mesmo trajeto. 

Além da velocidade, o objetivo das aeronaves hipersônicas é voar a grande altura fora do alcance do fogo inimigo ou um míssil.

“Nosso objetivo é certificar-se de que a Força Aérea tem o conhecimento, em 2020, ou nos próximos cinco anos, para ser capaz de tomar decisões de aquisição utilizando esta tecnologia”, afirmou o gerente do desenvolvimento de materiais hipersônicos no Laboratório de Pesquisa da Força Aérea, Kenneth Davidson.

Bicicleta supersônica vence Ferrari em desafio de velocidade:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade