PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA confirmam suspensão da ajuda alimentar à Coreia do Norte

13 abr 2012 - 13h03
(atualizado às 13h05)
Compartilhar

Os Estados Unidos confirmaram nesta sexta-feira que não retomarão o fornecimento de ajuda alimentar à Coreia do Norte após o disparo mal sucedido de um foguete pelo regime de Pyongyang.

"A tentativa de lançamento de um míssil mostrou claramente que não podíamos confiar neles para que mantivessem seus compromissos", considerou Ben Rhodes, conselheiro adjunto para segurança nacional de Obama, a bordo do avião Air Force One.

"Em consequência disso, considerando-se a decisão que tomaram, não podemos manter nossa ajuda, seguindo o acordo feito em fevereiro", acrescentou.

A Coreia do Norte havia aceitado no dia 29 de fevereiro o estabelecimento de uma moratória sobre os lançamentos de mísseis de longo alcance, sobre os testes nucleares e sobre as atividades de enriquecimento de urânio. Em troca, os Estados Unidos tinham se comprometido a fornecer 240.000 toneladas de ajuda alimentar.

Mas Washington decidiu suspender a sua ajuda alimentar no final de março depois de Pyongyang ter anunciado que pretendia executar o lançamento de um foguete.

Os norte-coreanos efetuaram o lançamento deste foguete nesta sexta-feira, que, depois de ter voado por cerca de dois minutos, se desintegrou no Mar Amarelo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade