PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA concede visto de entrada ao presidente iemenita

22 jan 2012 - 19h13
(atualizado às 20h20)
Compartilhar

O governo dos Estados Unidos cedeu um visto de entrada ao presidente iemenita, Ali Abdullah Saleh, o qual deixou seu país neste domingo para dar continuidade ao tratamento médico iniciado em junho de 2011, quando foi vítima de um atentado.

"A solicitação de Ali Abdullah Saleh para realizar um tratamento médico nos Estados Unidos foi aprovada. Como indicamos, o único propósito desta viagem é o tratamento médico", disse o Departamento de Estado em comunicado.

"Esperamos que ele fique por um tempo limitado, somente até a realização deste tratamento. As perguntas específicas, sobre seus planos de viagem, deverão ser feitas ao próprio Governo iemenita", especificou a nota.

Antes de deixar o Iêmen neste domingo, Saleh fez um discurso no qual prometeu voltar, além de ter pedido desculpas para seu povo "por qualquer erro" que tenha cometido durante seu mandato.

Abdel Hafiz Al Nahari, subdiretor de imprensa do Partido do Congresso Popular Geral (PCPG), explicou à agência EFE que o líder deverá fazer uma espécie de escala em Omã antes seguir aos EUA.

Depois de concluir o tratamento, Saleh pretende retornar a Sana como presidente do PCPG e acompanhar a posse de seu vice-presidente e sucessor, Abdo Rabu Mansur Hadi, depois das eleições presidenciais, as quais estão previstas para o próximo dia 21 de fevereiro.

Isto porque, o Parlamento iemenita afirmou no último sábado que Mansur Hadi será o único candidato à Presidência no pleito de fevereiro.

Até o momento, o Governo americano tinha mostrado muita cautela em torno da solicitação de visto de Saleh, já que a oposição iemenita deseja que o líder seja julgado e condenado no Iêmen.

Saleh assumiu a presidência da então República Árabe do Iêmen em 1978, e permaneceu no poder do país após a unificação em 1990.

EFE   
Compartilhar
Publicidade