PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA atuam para vazamento nuclear não "viajar" pelo oceano

12 mar 2011 - 18h43
(atualizado às 20h33)
Compartilhar

A Califórnia está acompanhando os esforços para conter um vazamento radioativo de uma usina nuclear japonesa, após o grande terremoto de sexta-feira, disse neste sábado um porta-voz do Estado, depois que especialistas afirmaram que a contaminação poderia viajar pelo Pacífico.

EUA temem que vazamento na usina de nuclear de Fukushima viaje o oceano Pacífico
EUA temem que vazamento na usina de nuclear de Fukushima viaje o oceano Pacífico
Foto: AFP

Embora as autoridades descartem qualquer risco imediato, a comissão reguladora nuclear americana enviou dois especialistas e informou estar em contato com o Japão sobre a explosão na usina nuclear de Fukushima. "Neste momento não há risco para a Califórnia. De qualquer forma, estamos acompanhando de perto a situação", disse Michael Sicilia, porta-voz do Departamento de Saúde Pública da Califórnia.

"A Califórnia conta com sistemas de vigilância de radioatividade no ar, na água e na cadeia de alimentos e pode reforçar esta vigilância se um perigo se apresentar", acrescentou. Os especialistas sugerem que, se um dos reatores da usina de Fukushima se fundir ou se o escapamento for muito grande, a nuvem radioativa avançaria para o leste pelo Pacífico, até a costa dos Estados Unidos.

"A direção do vento neste momento parece que encaminha a contaminação para o Pacífico", explicou à imprensa Andre Claude Lacoste, da autoridade francesa de segurança nuclear. A explosão no reator Nº 1 da usina de Fukushima N°1 (nordeste) ocorreu no sábado às 15h36 locais (3h36 de Brasília), após o terremoto de magnitude 8,9 que sacudiu o país na véspera, o mais forte já registrado no Japão.

O acidente foi de nível 4 em uma escala que vai até 7, anunciou a Agência Japonesa de Segurança Nuclear e Industrial.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade