PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: atirador mata 12 e fere 59 em estreia de 'Batman' no cinema

20 jul 2012 - 05h59
(atualizado às 15h46)
Compartilhar

Pelo menos 12 pessoas morreram e 59 ficaram feridas após ataque de um homem mascarado que atirou contra pessoas que assistiam à estreia do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge em um shopping em Aurora, na região de Denver, no Estado americano do Colorado. Inicialmente, a polícia divulgou que 14 pessoas tinham morrido e 50 ficado feridas, mas posteriormente este número foi revisado para baixo. Segundo a FBI, o suspeito, que foi preso, é um jovem branco de 24 anos identificado como James Holmes.

Veja casos de atiradores solitários

De acordo com testemunhas, o suspeito abriu fogo aos 30 minutos de filme e, antes de sair, causou uma nuvem de fumaça com uma bomba de gás. De acordo com a rádio local KOA, algumas das pessoas na sala de cinema acreditavam que a chegada do homem mascarado, de forma estrondosa, era parte do filme. O pânico teve início quando foi sacada uma arma.

O chefe da polícia de Aurora, Dan Oates, disse que a polícia prendeu o suposto atirador e "não havia evidências" de um segundo, depois que informações iniciais apontavam para a existência de dois atiradores. Oates disse que o suspeito alegou ter explosivos em sua casa e disse que o prédio onde vivia foi evacuado e estava sendo revistado.

O porta-voz da polícia, Frank Fania, disse à CNN que o suspeito utilizava um colete à prova de balas e estava armado com um rifle e duas pistolas, acrescentando que lançou algum tipo de dispositivo de fumaça para semear o pânico. "As testemunhas disseram que o homem apareceu na parte da frente da sala, mas não está claro se ele apareceu por detrás da tela ou por uma das portas, e começou a disparar", acrescentou Fania.

Segundo a BBC Brasil, uma testemunha que estava dentro da sala atacada, chamada Pam, disse que 30 ou 40 minutos depois do início do filme um homem entrou pela porta direita que ficava perto da primeira fila. "Ele atirou no ar, então comeceu a ouvir o 'bang, bang, bang' de um revólver. Eu engatinhei, abaixada entre a fila de cadeiras, e por sorte estava perto da saída, então consegui escapar rapidamente. Ouvi mais tiros à medida que fugia", disse a testemunha. "Tenho quase certeza que ele estava usando uma máscara. Ele jogou um cilindro para o alto, podia ser uma bomba de gás, ou de gás lacrimogêneo", disse.

Uma testemunha disse à rede de TV americana CNN que "o atirador subiu calmamente as escadas (da sala de cinema) atirando em quem aparecia pela frente". Outra testemunha afirmou que escutou entre dez e vinte disparos de armas de fogo e uma explosão, enquanto vários presentes citaram uma bomba, que provocou fumaça dentro da sala.

Após os disparos, o alarme de incêndio disparou e o público correu para sair do local, o que pode ter deixado mais feridos. Policiais ajudaram a transportar vítimas para hospitais em seus próprios carros, sem esperar por ambulância. Alguns dos feridos estão em estado grave.

Aurora, a cerca de 15 km de Denver, é próxima ao local do massacre de 1999 na escola de Columbine, no qual 13 pessoas morreram e 24 ficaram feridas. Centenas de pessoas foram ao cinema com fantasias dos personagens da série para assistir o filme.

Com informações de agências internacionais

EUA: veja momento em que polícia invade apartamento de atirador:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade