PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA analisam discos rígidos encontrados com Bin Laden

3 mai 2011 - 11h45
Compartilhar

A força de ataque responsável pela morte de Osama bin Laden no Paquistão no último domingo, 1º de maio, conseguiu resgatar durante a operação alguns objetos de grande valor para o serviço de inteligência. Durante a incursão, os soldados americanos apreenderam drives e discos rígidos de computadores localizados na mansão utilizada como refúgio pelo líder da Al-Qaeda.

Segundo o site Politico, a equipe da Marinha americana está em posse de diversos equipamentos eletrônicos de Bin Laden. Segundo o veículo, citando autoridades americanas, "a informação é considerada um filão da inteligência".

O serviço de inteligência dos Estados Unidos está revendo todo o material apreendido em um local secreto no Afeganistão, de onde lançou a operação que levou à morte de Osama bin Laden. "Você pode imaginar o que está no disco rígido de Osama bin Laden?", teria dito um funcionário do governo americano.

"Eles limparam, mas vai ser muito bom se apenas 10% do conteúdo puder ser utilizado como prova", disse o funcionário. Centenas de pessoas estão trabalhando sobre os dados contidos neste material apreendido, o que pode gerar informações importantes sobre os contatos de Osama bin Laden e ajudar o serviço de inteligência americana a entender um pouco melhor o funcionamento célula terrorista Al-Qaeda.

A operação deveria durar no máximo 30 minutos, mas acabou sendo executada com 38 minutos, apesar de alguns imprevistos como a perda de um dos helicópteros utilizados. Ao todo, quatro helicópteros foram utilizados, sendo dois titulares e dois reservas. O encontro com Bin Laden durou alguns segundos, terminando com o terrorista baleado e morto.

Para a equipe que participou da operação, as fotos de Bin Laden são horríveis, o que prejudica a sua publicação. Os funcionários também possuem imagens de Bin Laden em uma mortalha branca antes de seu sepultamento no mar.

Segundo o site, o grupo de soldados escolhido para a missão ficou eufórico quando soube que iria embarcar para a captura de Osama bin Laden. Eles disseram: "Nós encontramos Osama bin Laden, e a missão de vocês é matá-lo", recordou o funcionário.

Após o anúncio da missão, os soldados começaram a aplaudir e no último domingo deram a missão como cumprida.

Osama bin Laden é morto no Paquistão

No final da noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. "A justiça foi feita", afirmou Obama num discurso histórico representando o ápice da chamada "guerra ao terror", iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi encontrado e morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Islamabad, após meses de investigação secreta dos Estados Unidos .

A morte de Bin Laden - o filho de uma milionária família que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Enquanto a secretária de Estado dos EUA afirmava que a batalha contra o terrorismo continua, o alerta disseminado em aeroportos horas depois da notícia simboliza a incerteza do impacto efetivo da morte de Bin Laden no presente e no futuro.

Soldados apreenderam drives e discos rígidos na mansão usada por Bin Laden
Soldados apreenderam drives e discos rígidos na mansão usada por Bin Laden
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade