PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA afirmam que buscarão cooperação de países que recebam Snowden

23 jun 2013 - 11h07
(atualizado às 11h07)
Compartilhar

O governo dos Estados Unidos afirmou neste domingo que buscará a cooperação policial dos países que possam receber Edward Snowden, o ex-técnico da CIA (agência de inteligência americana) acusado de espionagem e que deixou Hong Kong para evitar sua extradição ao país.

"Continuaremos discutindo este assunto com Hong Kong e buscaremos a cooperação policial relevante de outros países para onde o senhor Snowden possa tentar viajar" disse por e-mail à Agência Efe Nanda Chitre, uma porta-voz do Departamento de Justiça.

Segundo a imprensa russa, Snowden chegou hoje a um aeroporto de Moscou, para onde viajou após deixar Hong Kong com a ajuda do grupo Wikileaks, um dia depois que o governo dos EUA solicitou formalmente sua extradição.

Chitre explicou que o governo dos EUA foi informado pelas autoridades de Hong Kong que "o senhor Snowden saiu de Hong Kong rumo a um terceiro país", sem dar mais detalhe a respeito.

A porta-voz destacou que Washington solicitou a Hong Kong a extradição de Snowden com base na queixa criminal divulgada na sexta-feira passada em um tribunal do Distrito Leste da Virgínia, e em conformidade com o Acordo EUA-Hong Kong para a Entrega de Fugitivos.

No entanto, as autoridades de Hong Kong alegaram que a solicitação "não cumpriu plenamente os requisitos legais" e pediram mais informação ao governo de Washington para determinar se existia uma base legal para impedir a saída de Snowden.

Por sua vez, o Wikileaks disse em sua conta no Twitter que ajudou Snowden a sair e a buscar "asilo político em um país democrático", mas ainda não está claro qual é seu destino final.

EFE   
Compartilhar
Publicidade