PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA acusam Rússia de violar tratado nuclear e pedem diálogo

Acusação vem em um momento de tensão entre o presidente Barack Obama e o presidente russo, Vladimir Putin, devido à intervenção da Rússia na Ucrânia

28 jul 2014 - 21h46
(atualizado às 21h56)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Estados Unidos estão acusando a Rússia de ter violado um tratado de mísseis nucleares de 1987, chamando o caso de "um assunto muito sério"</p>
Estados Unidos estão acusando a Rússia de ter violado um tratado de mísseis nucleares de 1987, chamando o caso de "um assunto muito sério"
Foto: Larry Downing / Reuters

Em outro sinal de deterioração nas relações entre os Estados Unidos e a Rússia, o governo norte-americano afirmou nesta segunda-feira que Moscou violou o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário e pediram um diálogo bilateral imediato sobre a questão.

"Este é um assunto muito sério que temos tentado resolver com a Rússia já há algum tempo", disse um funcionário do governo em um comunicado.

"Os Estados Unidos vão, é claro, consultar aliados sobre este assunto para levar em conta o impacto desta violação russa na nossa segurança coletiva, se a Rússia não voltar ao seu compromisso", disse a autoridade.

Segundo a AP, um funcionário do governo norte-americano - que não quis se identificar - disse que os EUA notificou a Rússia de sua determinação, afirmando que o país teria quebrado o acordo por meio dos testes de um novo míssil de cruzeiro lançados da terra.

A questão tem sido levantada há alguns anos, mas, até esta segunda-feira, os EUA não tinham feito a acusação pública. Autoridades russas dizem que se debruçaram sobre as acusações anteriormente e já consideram o assunto como encerrado.

A acusação vem em um momento de tensão entre o presidente Barack Obama e o presidente russo, Vladimir Putin, devido à intervenção da Rússia na Ucrânia. De acordo com o The New York Times, que foi o primeiro jornal a noticiar o assunto, Obama escreveu a Putin sobre a violação nesta segunda-feira.

Com informações da Reuters e da AP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade