PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA acusam Irã e Coreia do Norte de furar bloqueio a compra de armas

3 mai 2013 - 10h34
(atualizado às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos disseram na sexta-feira que o Irã e a Coreia do Norte estão tentando obter materiais de alta tecnologia vinculados aos seus programas nucleares, violando sanções da ONU.

O Irã também está enviando armas e munições às forças do governo sírio, apesar de uma proibição internacional, segundo Thomas Countryman, secretário-assistente para Segurança Internacional e Não-Proliferação.

"Tanto o Irã quanto a Coreia do Norte desenvolveram canais que lhes permitem continuar a exportar e continuar a adquirir itens dos quais eles precisam para a sua indústria bélica", afirmou ele em entrevista coletiva em Genebra. Em comentários à Reuters, Countryman deixou claro que estava se referindo a materiais de alta tecnologia relativos aos programas nucleares e de outros tipos, incluindo armas convencionais.

O Irã e a Coreia do Norte estão sob sanções da ONU que lhes proíbem adquirir materiais relacionados a programas nucleares e de mísseis, e também exportar qualquer material militar. Mas, segundo Countryman, "certos agentes iranianos para aquisições em locais de alta tecnologia, como a China, pressionam fortemente" para violar as sanções.

Questionado sobre uma possível cooperação entre o Irã e a Coreia do Norte em assuntos nucleares, uma fonte oficial dos EUA disse: "Eles têm contatos. Estamos observando."

Especialistas ocidentais dizem que os dois países já cooperaram no desenvolvimento de mísseis balísticos e há temores de que essa cooperação se estenda ao campo nuclear, embora esse vínculo não tenha sido provado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade