PUBLICIDADE

Estados Unidos

Estudantes cazaques são processados por obstruir investigação em Boston

8 ago 2013 - 19h49
(atualizado às 20h21)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Dzhokhar Tsarnaev, em foto n&atilde;o-datada do FBI</p>
Dzhokhar Tsarnaev, em foto não-datada do FBI
Foto: FBI / Reuters

Um júri de instrução dos Estados Unidos indiciou nesta quinta-feira dois estudantes cazaques pela acusação de terem obstruído o trabalho da Justiça ao contribuíram para a ocultação de provas relativas ao atentado de abril na Maratona de Boston que matou três pessoas e feriu 264.

Dias Kadyrbayev e Azamat Tazhayakov, ambos de 19 anos, eram amigos de faculdade de Dzhokhar Tsarnaev, um dos dois irmãos acusados pelo ataque com bombas caseiras. Tsarnaev sobreviveu e está sob custódia, e seu irmão Tamerlan morreu na perseguição policial subsequente.

Os dois cazaques são acusados por promotores de terem retirado uma mochila com fogos de artifício e um laptop do alojamento estudantil de Dzhokhar, depois de a política federal norte-americana (FBI) divulgar fotos dos dois irmãos na tentativa de identificá-los após o ataque.

A dupla havia sido inicialmente indiciada em 1º de maio e permanece sob custódia federal desde então. Os dois podem ser condenados a 20 anos de prisão por obstrução da Justiça e a outros cinco anos por conspiração. Eles também poderão ser deportados.

Arkady Bukh, advogado de Tazhayakov, disse que seu cliente é inocente e não teria motivos para destruir provas. Os advogados de Kadyrbayev não foram localizados para comentar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade