PUBLICIDADE

Estados Unidos

Erro no mandado de prisão permitiu a Assange evitar detenção

2 dez 2010 - 09h51
(atualizado às 11h04)
Compartilhar

Um erro na redação do mandado de prisão sueco contra o fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, permitiu ao australiano escapar de uma detenção na Grã-Bretanha, informa o jornal britânico Times.

Procurado pela Interpol, Julian Assange, do WikiLeaks, apelou na Jusiça sueca contra ordem de prisão
Procurado pela Interpol, Julian Assange, do WikiLeaks, apelou na Jusiça sueca contra ordem de prisão
Foto: AP

Segundo o jornal, a polícia britânica tinha conhecimento da localização de Assange - no sudeste da Inglaterra -, mas não pôde agir em função dos erros no mandado de prisão sueco.

A Interpol informou na terça-feira que emitiu um pedido de captura internacional contra Julian Assange, procurado na Suécia por uma investigação de "estupro e agressão sexual".

Em 18 de novembro a justiça sueca divulgou uma ordem de prisão contra o australiano de 39 anos com o objetivo de interrogá-lo por "suspeitas razoáveis de estupro, agressão sexual e coerção" em um caso ocorrido em agosto.

Assange vive entre a Grã-Bretanha e a Suécia. Na terça-feira, um advogado apresentou uma apelação à Suprema Corte sueca para contestar a ordem de captura.

O advogado do fundador do WikiLeaks já havia recorrido da decisão, mas esta foi confirmada em apelação. A única alternativa que restava era a Suprema Corte.

O WikiLeaks, uma página da internet especializada em revelar documentos secretos, iniciou no domingo a publicação de 250 mil telegramas da diplomacia americana, o que provocou a revolta do governo dos Estados Unidos e gerou reações em todo o mundo, especialmente dos Estados envolvidos nas revelações.



AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade