PUBLICIDADE

Estados Unidos

Entulhos de tornado de Oklahoma formariam pilha de mais de 1 km

28 mai 2013 - 21h27
(atualizado às 21h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Trabalho de seleção, remoção e extinção dos escombros de Moore pode levar pelo menos três meses
Trabalho de seleção, remoção e extinção dos escombros de Moore pode levar pelo menos três meses
Foto: AP

Antes que os residentes de Moore possam reconstruir a cidade devastada por um tornado em Oklahoma, o primeiro desafio a ser superado é o acúmulo de escombros. São destroços de todos os tipos e origens que, se amontoados, poderiam ultrapassar um quilômetro de altura.

A primeira etapa da lida com os escombros é um processo de seleção, onde eles podem ir para a reciclagem ou para a incineração. Tijolos, por exemplo, podem ser doados para projetos de caridade. Já roupas ou papéis devem ser atirados ao fogo.

O tornado de classe EF5 – a mais alta existente – deixou um rastro de destruição em no Estado central de Oklahoma no dia 20 de maio com 24 pessoas mortas. Dessas, sete são crianças da escola Plaza Towers, uma das estruturas mais devastadas pelos fortes ventos. Estima-se que 4 mil lares e estabelecimentos comerciais tenham sido danificados ou destruídos.

Na maioria dos casos, 75% do custo da remoção de escombros é arcado com verba aprovada pelo presidente. No caso de Moore, Barack Obama foi além ao adotar um programa piloto que custeará 85% dos gastos da lida com o lixo durante os primeiros 30 dias – e 80% ao longo dos dois meses seguintes. A ideia do projeto é acelerar a recuperação de Moore.

Familiares e amigos carregam resto de piano encontrado nos escombros de uma casa destruída em Moore
Familiares e amigos carregam resto de piano encontrado nos escombros de uma casa destruída em Moore
Foto: AP

O Departamento de Transporte de Oklahoma trouxe 400 dos seus trabalhadores e 250 veículos e instrumentos para trabalhar na remoção dos escombros. A frota de limpeza trabalha depois que os residentes liberam o que restou de suas casas.Paul Borges, morador da zona leste de Moore, encontrou um pé-de-cabra e um cartão de baseball de 1979. Um vizinho seu encontrou a metade de uma nota de US$ 100. Perto de uma Igreja, foram encontrados cheques cancelados de 1980. Em uma rua estavam uma cueca rosa e um sutiã cinza.

Depois que os escombros sem esperança de sobrevida forem entregues a um lixão, os trabalhadores do mutirão começam a parte final do trabalho. Madeira, papel e roupas serão postos em incineradores, enquanto lixos que carreguem qualquer tipo de risco serão levados locais especiais de extinção de dejetos.

O Diretor de Gestão de Emergências de Oklahoma, Albert Ashwood, não sabe ainda estimar o custo total ou o volume final de escombros em Moore. A tempestade que atingiu o Missouri gerou mais de 2 milhões de metros cúbicos de lixo.

Texto adaptado de reportagem da agência AP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade