PUBLICIDADE

Estados Unidos

Enorme tornado causa danos na região de Oklahoma City

20 mai 2013 - 19h16
(atualizado às 19h26)
Compartilhar

Um enorme tornado atingiu os arredores de Oklahoma City nesta segunda-feira e meteorologistas orientaram moradores a se abrigarem imediatamente contra uma gigantesca tempestade que ameaça até dez Estados na parte central dos Estados Unidos.

Pelo menos duas escolas estavam no caminho do tornado, afirmaram emissoras de televisão, e imagens de vídeo mostraram casas destruídas, carros jogados e pelo menos um edifício em chamas.

Não havia relatos imediatos de mortos ou feridos pelo tornado, que atingiu os arredores de Moore, na região metropolitana de Oklahoma City, no meio da tarde.

"O tornado sobre o terreno neste momento é enorme e atingiu áreas populosas", disse a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, à CNN. Ela afirmou que é cedo para avaliar os estragos, mas as TVs mostraram ao vivo uma vasta destruição.

Brynn Kerr, do Serviço Nacional de Meteorologia, disse que um alerta de tornado foi emitido para dois condados na região central de Oklahoma. A recomendação para os moradores é de buscar abrigo imediatamente.

No domingo, tornados já haviam deixado 2 mortos e pelo menos 39 feridos em Oklahoma. Vários outros Estados também registraram esse tipo de fenômeno.

O Serviço Nacional de Meteorologia previu pelo menos 10 por cento de chances de tornado em partes de Texas, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Missouri e Illinois. Em áreas de quatro outros Estados - Wisconsin, Indiana, Michigan e Iowa - a chance é de 5 por cento.

A região de maior risco inclui Joplin, no Missouri, que na quarta-feira marca os dois anos de um violento tornado que matou 161 pessoas.

A tempestade de domingo causou danos a centenas de imóveis, e aproximadamente 7.000 clientes estavam sem energia em Oklahoma. A governadora Fallin decretou estado de calamidade em 16 condados.

A temporada de tornados nos Estados Unidos estava excepcionalmente tranquila até a semana passada, quando um deles atingiu Granbury, no Texas, matando seis pessoas.

(Reportagem de Carey Gillam, Kevin Murphy, Steve Olafson, Jane Sutton, Chris Francescani e Ian Simpson)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade