PUBLICIDADE

Ásia

Em visita oficial, secretário de Estado americano chega ao Paquistão

1 ago 2013 - 02h52
(atualizado às 03h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, chegou a Islamabad para iniciar sua primeira visita oficial ao Paquistão, onde se reunirá nesta quinta-feira com as principais autoridades civis e militares do país, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

Após completar sua rodada de encontros, o chefe da diplomacia americana deverá deixar o país ainda nesta noite
Após completar sua rodada de encontros, o chefe da diplomacia americana deverá deixar o país ainda nesta noite
Foto: Reuters

Kerry aterrissou na capital do país na noite de ontem para dar conta de sua agenda prevista para hoje, a qual inclui visitas ao primeiro-ministro, Nawaz Sharif; ao assessor especial das Relações Exteriores, Sartaj Aziz; ao recém-eleito presidente, Mamnún Hussein, e ao chefe do Exército, Ashfaq Pervez Kiyani.

Após completar sua rodada de encontros, o chefe da diplomacia americana deverá deixar o país ainda nesta noite, detalhou a porta-voz da Embaixada dos EUA no Paquistão, Megan Gregonis.

A visita de Kerry era esperada há um mês, quando realizou uma viagem ofical por vários países da zona, entre eles a Índia. No entanto, na ocasião, sua visita a Islamabad acabou sendo adiada por supostos problemas na agenda.

Em círculos políticos locais, o atraso foi atribuído à falta de sintonia entre Washington e o novo governo paquistanês, que saiu das urnas ainda no último mês de maio, especialmente no que se diz respeito aos bombardeios americanos com aviões espiões (drones).

O Executivo liderado por Nawaz Sharif se referiu a essas operações contra a insurgência em termos ainda mais críticos que o anterior governo do Partido Popular, e reiterou sua intenção de tratar o assunto com Kerry.

Outro ponto que, com toda probabilidade, estará em pauta nesses encontros será o papel do Paquistão na fase final da retirada de tropas aliadas do Afeganistão e no processo de pacificação desse país, no qual o Paquistão possui um papel fundamental.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade