PUBLICIDADE

Estados Unidos

Coreia do Norte diz ter sido alvo de antraz enviado dos EUA

Pentágono diz que amostras vivas de antraz foram enviadas por engano para Austrália, Canadá, Grã Bretanha e Coreia do Sul

12 jun 2015 - 13h47
(atualizado às 14h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Antraz pode ser utilizado como arma biológica
Antraz pode ser utilizado como arma biológica
Foto: Center for Disease Control / Reuters

A Coreia dos Norte acusou os Estados Unidos de terem mirado o país em um envio de antraz e pediu ao Conselho de Segurança da ONU que investigue os "esquemas de guerra biológica" de Washington, depois que uma amostra viva de antraz foi enviada a uma base americana na Coreia do Sul.

Amostras vivas de antraz, que pode ser usado como arma biológica, foram enviadas por engano para Austrália, Canadá, Grã-Bretanha, Coreia do Sul e laboratórios em 19 Estados americanos e Washington, D.C., de acordo com o Pentágono.

Siga Terra Notícias no Twitter

"Os Estados Unidos não apenas possuem armas mortais de destruição em massa... mas também tentam usá-las em atual estado de guerra contra (a Coreia do Norte)", disse o embaixador de Pyongyang na ONU, Ja Song Nam, em carta ao Conselho de Segurança da ONU e ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, divulgada nesta sexta-feira.

A missão dos EUA na ONU não estava disponível de imediato para comentar sobre a acusação. Investigadores americanos estão tentando descobrir se o envio de antraz vivo foi consequência de problemas no controle de qualidade na base militar dos EUA em Utah que enviou as amostras, segundo o Pentágono.

A Coreia do Norte "pede firmemente ao Conselho de Segurança que considere a questão do envio de antraz a fim de investigar minuciosamente os esquemas de guerra biológica dos Estados Unidos", escreveu Ja na carta, datada em 4 de junho.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade