PUBLICIDADE

Estados Unidos

Eletricista garante ter visto Pé Grande tomando banho em rio

Especialistas questionam a autenticidade da fotografia, tirada pelo homem no momento em que pescava na Flórida

5 jan 2015 - 10h54
(atualizado às 10h57)
Compartilhar
Exibir comentários
O Pé Grande fotografado pelo eletricista aposentado John Rodriguez na Flórida
O Pé Grande fotografado pelo eletricista aposentado John Rodriguez na Flórida
Foto: Huffington Post / Reprodução

Um eletricista aposentado alega ter flagrado o Pé Grande, um criatura na forma de um grande macaco que viveria nas regiões selvagens e remotas dos Estados Unidos e Canadá, no Rio Hillsborough, próximo a Tampa, no estado americano da Flórida, enquanto pescava em 26 de dezembro, segundo informações do Huffington Post.

A câmera fotográfica que John Rodriguez havia levado para a pescaria para captar imagens de pássaros acabou sendo usada para registrar a imagem da estranha criatura. 

"Nunca vi algo assim em toda a minha vida", contou ao jornal o eletricista.

Entretanto, a fotografia levantou suspeitas de que tivesse sido feita com um programa de tratamento de imagem. De acordo com  Ben Hansen, principal investigador de uma série sobre atividades paranormais e ex-agente do FBI, as sombras em frente ao suposto Pé Grande parecem ter um comprimento e uma forma inconsistentes com o resto da fotografia".

"Acredito que a criatura como um todo foi colada na imagem e, em seguida, ramos e galhos foram adicionados em primeiro plano. Os ramos também poderiam estar, de fato, na cena, mas eles teriam sido editados como camadas separadas para que, dessa forma, parecesse que o Pé Grande está atrás deles, em profunda contemplação".

Fotografias digitais usam um formato de dados chamado EXIF, que armazena uma grande quantidade de informações dentro de cada imagem - como velocidade do obturador, o uso ou não do flash, data e hora da imagem -. Hansen destacou que as informações EXIF da fotografia da criatura do pântano sugerem que ela foi digitalmente criada em 26 de dezembro com Photoshop.

O autor da foto, contudo, nega ter usado esse tipo de artifício para produzir a imagem. "Quando eu conecto meu cartão de memória, é pedido que eu importe e abra as fotos no Photoshop. Eu apenas mudei o nome do arquivo e salvei." 

Ainda assim, caso houvesse uma fotografia clara de algo que parecesse ser o Pé Grande, ela não seria uma prova definitiva da existência da criatura existe, como material genético, por exemplo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade