PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Universidade retira título de doutor de Trump após polêmicas

9 dez 2015 - 17h11
(atualizado às 17h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

A universidade escocesa Robert Gordon retirou o título de doutor honoris causa de Donald Trump, pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, por declarações contra minorias e estrangeiros.

Um porta-voz da instituição educacional, localizada na cidade de Aberdeen, foi o responsável pelo anúncio da decisão. "Durante a campanha eleitoral, Trump fez várias afirmações que são incompatíveis com os valores desta universidade", disse o responsável pelo comunicado oficial.

Dessa forma, fica anulado o doutorado em Administração de Empresas, concedido ao empresário em outubro de 2010, "como reconhecimento as conquistas como empreendedor e homem de negócios".

A medida é uma resposta a um abaixo assinado iniciado na internet no mês passado, pela ativista escocesa Suzane Kelly, que condenava os comentários ofensivos de Trump contra diferentes coletivos e minorias étnicas.

A ministra do governo autônomo da Escócia Nicola Sturgeon revogou, por sua vez, o status de Trump, que tem origem escocesa, como embaixadora para o país na rede de contatos empresariais GlobalScot.

Na última segunda-feira, Trump afirmou que a entrada de muçulmanos nos EUA deveria ser proibida temporariamente, e ainda disse que existem regiões "radicalizadas" de Londres que policiais não entram, por medo de morrer.

As declarações provocaram uma onda de críticas no Reino Unido, inclusive do primeiro-ministro, o conservador David Cameron.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade