PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Trump perderia contra Hillary ou Sanders, aponta pesquisa

1 mar 2016 - 17h43
(atualizado às 17h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Donald Trump seria derrotado por qualquer um de seus dois rivais democratas, Hillary Clinton ou Bernie Sanders, na corrida pela Casa Branca, de acordo com uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira pela CNN.

A ex-secretária de Estado superaria Trump em um hipotético duelo com 52% dos votos dos eleitores, contra 44% do magnata nova-iorquino, conforme a pesquisa da emissora americana. Já Sanders, que está atrás de Hillary na disputa pela indicação democrata, teria um desempenho ainda melhor contra Trump: 55% dos entrevistados disseram que votariam no senador por Vermont, enquanto 43% afirmaram preferir Trump.

A pesquisa divulgada hoje pela CNN foi realizada entre os dias 24 e 27 de fevereiro. Foram entrevistados 1.001 adultos de todo o país por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A mesma pesquisa revela que Clinton teria um caminho bem mais difícil caso Marco Rubio ou Ted Cruz fossem os candidatos republicanos. A ex-chanceler venceria Rubio por apenas três pontos percentuais. Já Cruz seria batido por apenas um ponto.

Por outro lado, Trump é o candidato melhor avaliado pelos entrevistados para lidar com temas como economia, terrorismo e imigração, enquanto Hillary seria a escolhida dos eleitores para enfrentar assuntos como saúde, tensões raciais e política externa.

A pesquisa foi divulgada na chamada "Super Terça", dia em que se realizam primárias e caucus (assembleias populares) de ambos partidos no Alabama, Arkansas, Colorado, Geórgia, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Vermont e Virgínia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade