PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Ted Cruz vence Trump na convenção republicana de Wyoming

16 abr 2016 - 22h27
(atualizado em 17/4/2016 às 11h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O senador e pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos, o republicano Ted Cruz, venceu neste sábado o empresário Donald Trump na convenção de Wyoming, uma segunda fase de votação nesse estado do meio-oeste americano depois do caucus realizado em março, os quais também venceu.

Ted Cruz joga pebolim em NY em 15 de abril.
Ted Cruz joga pebolim em NY em 15 de abril.
Foto: Carlo Allegri / Reuters

Cruz ficou com os 14 delegados, todos os que estavam hoje em jogo em Wyoming, que no dia 12 de março já tinha distribuído outros 12 representantes encarregados de escolher, durante a convenção nacional que será realizada em julho, o candidato republicano para as eleições gerais de novembro.

Com esta vitória, o senador pelo Texas terá pelo menos 23 dos 29 delegados de Wyoming, enquanto Trump terá um e o senador Marco Rubio - que já se retirou da disputa republicana - conta com outro, além de outros quatro que irão para a convenção nacional sem estar comprometidos com nenhum candidato.

"Assim é como se ganham as eleições nos Estados Unidos. Este é outro passo em nosso esforço para conquistar uma maioria de republicanos e ser o candidato do partido em novembro", disse Cruz em comunicado, após saber do resultado.

Cruz, o único pré-candidato que visitou Wyoming, se apresenta como a única alternativa republicana viável contra Trump, mas igual ao empresário, vê muito complicado o caminho para chegar ao número de 1.237 delegados necessários para assegurar a candidatura.

Por enquanto, Trump acumula 744 delegados, a frente de Cruz (559) e do outro republicano em disputa, o governador de Ohio John Kasich (144).

A próxima grande reunião de ambos os partidos com as urnas serão as eleições primárias desta terça-feira 19 de abril em Nova York, onde são favoritos Trump pelo lado republicano e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton pelo democrata.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade