PUBLICIDADE

Tablet da Microsoft vira cédula eletrônica em eleições nos EUA

6 nov 2012 - 09h35
(atualizado às 09h44)
Compartilhar

O tablet Surface, da Microsoft, está sendo testado nos Estados Unidos como uma cédula eletrônica de votação. Voltada às eleições estaduais e nacionais, a cédula na realidade é um aplicativo que roda no gadget, o LiveBallot, da companhia LiveDemocracy, que desenvolve tecnologias eletrônicas de votação para o estado da Virgínia e outras unidades federativas.

Surface roda web app que permite acessar, marcar e imprimir a cédula de votação
Surface roda web app que permite acessar, marcar e imprimir a cédula de votação
Foto: Reuters

Infográfico: Surface, iPad ou Galaxy Tab? Veja comparação entre os tablets

O sistema da empresa é baseado na Azure, nuvem da Microsoft, e o aplicativo de votação roda a partir do browser do Surface. O web app permite que o cidadão use o tablet para acessar, marcar e imprimir a cédula, que será contada por uma outra máquina.

Os testes até o momento se restringem a um único tablet, montado na cidade de Charlottesville, mas a ideia é levantar informações sobre desempenho antes de um lançamento em larga escala. Segundo o CEO da LiveDemocracy, Bryan Finney, muitos computadores que imprimem cédulas são máquinas antigas, que rodam com processadores Intel 486, o que justificaria a demanda por equipamentos como o Surface.

O executivo afirma que a ideia é ampliar o uso do tablet assim que ele for lançado com Windows 8 Pro, o que permitirá rodar aplicativos tradicionais do Windows em processadores Intel. Hoje, o sistema Windows RT usa processador ARM e não há suporte a esses programas.

Com o Windows 8 Pro, as vantagens de usar o Surface incluiriam a funcionalidade de leitura de tela integrada e a entrada USB como opção para acoplar dispositivos para uso por pessoas com deficiências físicas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade