PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Rubio vira campeão de faltas no Senado dos EUA após anúncio de candidatura

9 ago 2015 - 16h44
Compartilhar
Exibir comentários

A atual campanha para as eleições primárias do Partido Republicano nos Estados Unidos fizeram com que o senador Marco Rubio, de origem cubana, se transformasse no campeão de faltas nas votações do Senado, em Washington, afirmou neste domingo o jornal "Tampa Bay Times".

De acordo com o jornal, Rubio faltou 76 das 262 votações realizadas deste o início deste ano, ou seja, 29%. Do total, 51 ausências foram registradas a partir do dia 13 de abril, dia em que anunciou sua candidatura à Casa Branca.

Só no mês de julho, o senador pela Flórida não compareceu em mais da metade das votações no Senado americano.

Os números contrastam com o índice registrado pelo parlamentar desde 2011, quando foi eleito para o cargo: 11%. As faltas, porém, são superiores à média de 1,6% dos atuais senadores, o "pior histórico de faltas entre todos os senadores do cargo", criticou o "Tampa Bay Times".

Assessores de Rubio disseram ao jornal que o pré-candidato não faltou sessões nas quais um voto poderia mudar o resultado.

Além das ausências em votações, cujas estatísticas são parecidas com as do presidente americano, Barack Obama, quando era senador e estava em campanha em 2007, Rubio também não participou de audiências de temas importantes, como a realizada nesta semana, a portas fechadas, para informar os parlamentares sobre o acordo nuclear firmado entre os EUA e o Irã.

Segundo vários analistas, o senador pela Flórida teve um bom desempenho durante o rebate realizado entre os dez candidatos às primárias republicanas na última quinta-feira. Em geral, tem sido visto como um sólido postulante à Casa Branca, mas o acúmulo de faltas não passou despercebido entre os adversários.

O ex-governador da Flórida Jeb Bush, um dos líderes das pesquisas primárias republicanas, sem mencionar nomes, criticou os senadores que "não vão trabalhar", pedindo que os salários deles sejam descontados em razão das ausências.

"Vejam o que acontece em Washington. Congressistas consideram que a presença em reuniões e votações é algo opcional, algo que só fazem se o tempo permitir", afirmou Bush em um discurso de campanha.

Mas Rubio, que em mais de uma ocasião pediu modificações pela forma como o Senado funciona, não é o único que enfrenta a pressão de compatibilizar as responsabilidades do cargo com a campanha.

O senador Ted Cruz, do Texas, soma 54 faltas em votações desde que anunciou sua candidatura em março. Seu companheiro de bancada Lindsey Graham, representante pela Carolina do Sul, registrou 35 ausências, de acordo com o "Tampa Bay Times".

"Eu sigo trabalhando em Washington, ao contrário de alguns senadores", disse em entrevista recente o senador Rand Paul, de Kentucky, também pré-candidato, e que só soma três faltas.

Entre os democratas, o senador Bernie Sanders, de Vermont, não compareceu a quatro votações desde maio, quando anunciou que participaria na corrida pela Casa Branca.

Para alívio de todos eles, o Senado iniciou na última quinta-feira um recesso de cinco semanas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade