PUBLICIDADE

Estados Unidos

Romney vence na Flórida e abre caminho para indicação republicana

31 jan 2012 - 23h00
(atualizado em 1/2/2012 às 05h36)
Compartilhar

O milionário Mitt Romney arrasou nesta terça-feira na eleição primária da Flórida, conseguindo uma sólida vantagem sobre o conservador Newt Gingrich, o que volta a colocá-lo como claro favorito para ser o candidato republicano para enfrentar Barack Obama em novembro.

Eleições presidenciais nos EUA: acompanhe as primárias do Partido Republicano

Romney confirmou as previsões das pesquisas e ficou com 46,4% dos votos no Estado, contra 31,9% de Gingrich, depois de contabilizados 100% das urnas. Rick Santorum ficou com 13,4%, enquanto Ron Paul teve apenas 7%. Outros candidatos levaram o restante dos votos (1,3%), segundo o jornal The New York Times.

Esta é a segunda vitória de Romney depois de ganhar em meados do mês em New Hampshire nas primárias que começaram em 3 de janeiro em Iowa, vencidas então pelo ex-senador conservador Rick Santorum - terceiro nas pesquisas. Gingrich venceu, por sua vez, a primária realizada na Carolina do Sul, em 21 de janeiro. O representante do Texas, Ron Paul, se mantém no quarto posto.

"Uma primária competitiva não nos divide, nos prepara e vamos vencer", disse Romney em alusão aos ataques pessoais feitos contra Gingrich para esta campanha que fechou como vitorioso com um evento em Tampa (centro da Flórida), sendo apresentado por sua mulher Anne, seus cinco filhos e alguns netos.

"Se temos sucesso aqui fica bastante claro que quando alguém é atacado, tem que responder e não se pode deixar as acusações sem resposta", disse sobre os ataques pessoais que caracterizaram os políticos nos últimos dias.

"Bom, senhor presidente, você foi eleito para dirigir, você preferiu ser um seguidor e agora é hora de sair do caminho", lançou o ex-governador de Massachussetts em referência a Barack Obama para uma multidão eufórica.

Na Flórida, o Partido Republicano conta com mais de 4 milhões de afiliados e o vencedor ganha 50 delegados dos 1.144 necessários para conseguir a candidatura presidencial republicana, a qual se decidirá em uma convenção do partido em agosto em Tampa.

Gingrich parecia reconhecer nesta terça-feira que estava em uma dura briga na Flórida, mas advertiu que a batalha pela candidatura era longa. As imagens na sede de campanha de Gingrich em Orlando mostravam um cartaz que dizia: "ainda restam 46 Estados", esclarecendo que apesar do tropeço de terça-feira, segue adiante.

"Votei em Romney porque é o mais positivo dos candidatos e acredito que sua experiência como empresário é o que necessitamos hoje no país", disse Steve Avila, um recém-formado em Economia de 22 anos, em um centro de votação em Brickell, o centro financeiro de Miami.

Segundo pesquisas de boca de urna, 62% do eleitorado da Flórida votou pensando que a economia era o principal problema que devia ser solucionado por um candidato.

Nesse sentido, Romney disse que depois da Flórida "gostaria de destinar mais tempo focando no presidente Obama, que é o que será essencial para chegar à Casa Branca", citando os ataques pessoais.

Mas Gingrich continuava confiando que suas credenciais conservadores - e o apoio dos líderes ultraconservadores do Tea Party como Sarah Palin e Herman Cain - lhe permitirão vencer Romney e posteriormente, Obama.

As primárias republicanas de 2012

No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

Mitt Romney discursa para apoiadores em campanha na cidade de Tampa, na Flórida
Mitt Romney discursa para apoiadores em campanha na cidade de Tampa, na Flórida
Foto: AP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade