PUBLICIDADE

Estados Unidos

Romney faz ofensiva atrás de voto hispânico nos EUA

23 mai 2012 - 09h39
(atualizado às 10h20)
Compartilhar

O pré-candidato presidencial republicano Mitt Romney iniciou uma ofensiva pelo eleitorado hispânico com o objetivo de reverter a ampla vantagem do presidente Barack Obama, democrata, em um grupo-chave de eleitores para a votação de novembro. Em discurso a microempresários latinos em Washington, nesta quarta-feira, Romney deve salientar sua tese de que a saúde econômica dos EUA é o tema que mais interessa aos hispânicos - e a todos os norte-americanos - na eleição de 6 de novembro, e que ele é o candidato mais qualificado para garantir isso.

O pré-candidato republicano Mitt Romney cumprimenta eleitores na cidade de St. Petersburg, na Flórida
O pré-candidato republicano Mitt Romney cumprimenta eleitores na cidade de St. Petersburg, na Flórida
Foto: AP

Acompanhe as primárias do Partido Republicano

Romney: entre o favoritismo e o ceticismo republicano

O voto dos hispânicos pode ser decisivo na eleição, já que eles representam um contingente significativo em alguns Estados estratégicos, como a Flórida. Pesa contra Romney o fato de, durante a fase de eleições primárias, ele ter defendido medidas duras contra a imigração ilegal. Pedindo anonimato, um assessor informal da campanha disse que Romney precisaria ter mais empenho junto o eleitorado latino.

"A campanha precisa pôr (anúncios) no ar e enviá-lo (Romney( a alguns eventos hispânicos, há muita coisa que precisa acontecer", afirmou. Obama já direciona anúncios de rádio e TV para o eleitorado hispânico de Colorado, Nevada e Flórida desde 17 de abril, enquanto Romney só agora lançou sua primeira propaganda para a eleição geral num canal em espanhol.

Durante a campanha interna, o moderado Romney usou a questão da imigração para atrair o apoio dos republicanos conservadores. Defendeu, por exemplo, a "autodeportação" de imigrantes ilegais - a maioria dos quais hispânicos -, e criticou seu rival republicano Rick Perry por adotar no Texas uma medida que dá bolsas universitárias para filhos de estrangeiros em situação irregular.

Agora, Romney está praticamente garantido como candidato do Partido Republicano e precisará atenuar suas posturas. "Romney estender a mão para eles e falar a eles de forma que seja respeitosa são coisas que irão valer a pena em longo prazo", disse o estrategista republicano Dave Carney.

Mas o republicano ainda está muito distante de reverter o que aconteceu na campanha eleitoral de 2009, quando Obama recebeu 67% dos votos dos hispânicos, contra 31% do rival Republicano John McCain. Uma pesquisa do instituto Pew Research mostra que essa disparidade se ampliou, e que Romney hoje tem apenas 27% das intenções de voto entre os hispânicos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade