PUBLICIDADE

Oriente Médio

Romney: "essa eleição acabou, mas princípios permanecem"

7 nov 2012 - 03h58
(atualizado às 11h12)
Compartilhar

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, discursou a partidários em Boston, sua sede de campanha em Massachusetts, agradecendo o esforço dos aliados e congratulando o presidente democrata, Barack Obama, pela reeleição à Casa Branca. "Eu concorri à presidência pois me preocupo com os Estados Unidos", declarou. "Essa eleição acabou, mas nossos princípios permanecem", emendou.

Mitt Romney sobe ao palco em Boston para assumir a derrota para o presidente Barack Obama nas eleições presidenciais americanas
Mitt Romney sobe ao palco em Boston para assumir a derrota para o presidente Barack Obama nas eleições presidenciais americanas
Foto: Reuters

Especiais
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda


Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Veja como foram os debates presidenciais

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

"Eu liguei há pouco para o presidente (Barack) Obama para congratulá-lo por sua vitória. É um tempo de desafios para os Estados Unidos e desejo que o presidente guie nossa nação", disse Romney, cerca de 90 minutos das primeiras projeções que indicavam a reeleição de Obama depois da consolidação dos resultados nos Estados-chave da Flórida e de Ohio.

Falando a uma plateia ainda animada e ao som de "Mitt, Mitt, Mitt", o agora ex-candidato à Casa Branca agradeceu os esforços de campanha de sua equipe e à doação de sua família ao longo dos últimos meses de campanha. "Eu quero agradecer (o vice) Paul Ryan pela campanha e pelo nosso país. Paul é a melhor opção que eu já fiz, depois da minha mulher", afirmou.

"Eu também quero agradecer Ann (Romney, sua esposta), o amor da minha vida. Ela seria uma maravilhosa primeira-dama. Agradeço aos meus filhos, suas mulheres e filhos", reconheceu, lembrando a mobilização que sua candidatura à presidência gerou no círculo familiar.

O discurso do candidato republicano foi breve e a sua conclusão foi recebida no palco pela mulher e por vários de seus netos. "Demos tudo o que tínhamos nesta campanha. Neste momento de difíceis desafios para o nosso país, rezarei para que o presidente Barack Obama tenha êxito na liderança dos Estados Unidos", acrescentou Romney, que durante a tarde de terça-feira afirmara que só havia preparado um discurso de vitória.

Economia

Em suas palavras, o ex-governador de Massachusetts reiterou que o país avançará se seguir fiel aos princípios de sua fundação. "Acredito nos Estados Unidos e acredito no povo dos Estados Unidos", indicou Romney, que não deixou de referir-se a sua grande arma durante a campanha, a fraqueza da economia americana e o baixo ritmo da criação de empregos.

"Necessitamos de criadores de empregos de todos os tipos. Contamos com vocês para investir, contratar e avançar", disse à plateia que se manteve à sua espera durante várias horas e aplaudiu com entusiasmo o seu discurso.

O candidato derrotado ainda instou democratas e republicanos a colocarem "o país na frente da política" para recuperar o caminho do crescimento. "Estou preocupado com os Estados Unidos. A nação se encontra em um ponto crítico", afirmou Romney já durante a madrugada. "Gostaria de satisfazer às suas esperanças para liderar o país rumo a uma direção diferente, mas o país elegeu outro líder", reconheceu.

Após um final de campanha extremamente equilibrado, o dia de eleição seguiu em plena incerteza até pouco depois das 2h desta quarta-feira, quando o andamento dos votos em Ohio e Flórida, dois Estados-chave para o desfecho do pleito, indicaram vitória de Obama. Daí seguiram-se novas pequenas vitórias do democrata em outros Estados importantes, como Iowa, que, junto à consolidação de Ohio e Flórida, selaram a derrota de Romney.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade