PUBLICIDADE

Estados Unidos

"Quero uma convenção sem sobressaltos," diz diretor democrata

4 set 2012 - 17h18
(atualizado às 17h26)
Compartilhar
Eduardo Orbea
Direto de Charlotte

Antonio Villaraigosa, diretor da Convenção Nacional Democrata, afirmou em entrevista a veículos de comunicação que deseja que a convenção, que começa nesta terça-feira, seja tranquila. "Quero que a convenção ocorra sem sobressaltos, que seja a mais acessível e que se fale dos problemas das cidades," disse o político de 59 anos que cumpre seu segundo mandato como prefeito de Los Angeles. A cidade de Charlotte, na Carolina do Norte, será o ponto de encontro dos democratas de todo o país.

Antonio Villaraigosa visitou a feira CarolinaFest, a alguns metros do Centro de Convenções em Charlotte
Antonio Villaraigosa visitou a feira CarolinaFest, a alguns metros do Centro de Convenções em Charlotte
Foto: Terra

Antonio Villaraigosa é um homem prático e muito poderoso. Ele é o diretor da convenção que termina nesta quinta-feira com a nomeação oficial de Barack Obama como candidato à reeleição à presidência dos Estados Unidos.

Como diretor da convenção, terá a honra de abrir as sessões a cada noite com a presidente do Partido Democrata, Debbie Wasserman Schultz. A sua presença na convenção é somada a de um colega, o prefeito de San Antonio, Texas, Julian Castro, de 29 anos, que vai fechar a primeira sessão nesta terça-feira com um discurso em horário nobre, antes da fala da primeira-dama Michelle Obama.

Ainda assim, Villaraigosa foi claro em suas aspirações para o futuro, depois que deixar o cargo em junho de 2013. "Eu já disse uma e outra vez. Eu sou prefeito de Los Angeles, e estarei focado nisto até o fim do mandato. Se algo acontecer à minha cidade, deixo a convenção no mesmo instante," garantiu a veículos de imprensa que cobrem a convenção em Charlotte.

Carreira

Villaraigosa é talvez o político hispânico mais poderoso nos Estados Unidos, embora a sua carreira pública tenha começado apenas em 1996, quando conquistou uma cadeira na Assembleia depois de anos de sindicalismo. Em 2005, ele foi eleito prefeito de Los Angeles, sendo o primeiro de origem hispânica no cargo em 150 anos de história. Sua vitória causou furor em toda a Costa Oeste, de onde foi catapultado para o topo da política progressista, quando Arnold Schwarzeneeger era governador do Estado mais populoso do país.

Como prefeito, conseguiu puxar da cartola um imposto que aumentou para 10.000 o número de policiais nas ruas da cidade. Anos mais tarde, a taxa de homicídios caiu para níveis recorde nunca antes vistos. Ele também realizou uma reforma educacional e colocou em marcha um programa de melhoramento dos transportes públicos, uma histórica dor de cabeça para Los Angeles.

Sobresaltos

Mas nem tudo são rosas na carreira de Villaraigosa. Em 2007 ele anunciou que estava se divorciando de sua esposa Corina, e mais tarde se soube que o motivo era um caso extraconjugal com um apresentadora de um noticiário da cadeia local da Telemundo.

Em seguida, teve que responder por receber entradas para diversos eventos esportivos na cidade gratuitamente. Villaraigosa disse que era parte de seu papel como prefeito, mas acabou tendo que devolver aos cofres de Los Angeles a soma de US$ 42 mil por decisão de um comitê de ética.

Planos para o futuro? "Este é um tema que eu tenho que avaliar muito a sério", disse aos veículos de comunicação presentes na convenção. Mas fontes dizem que ele está pensando em outros cargos públicos, como senador, governador ou até mesmo presidente. No entanto, ele disse que fará campanha para Obama nos próximos dois meses, especialmente no Oeste e no Sul, onde o apoio hispânico é crucial para dar a vitória ao presidente em exercício. Obama tem 65% de apoio latino, enquanto Mitt Romney conta com apenas 25%.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade