PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Pré-candidatos repudiam declarações de Trump sobre McCain

Trump disse que McCain, que foi prisioneiro de guerra do Vietnã do Norte após a queda do avião que pilotava, não era um herói de guerra

19 jul 2015 - 13h29
(atualizado às 14h27)
Compartilhar
Exibir comentários
"É um herói de guerra porque foi capturado. Eu gosto das pessoas que não foram capturadas", afirmou Trump
"É um herói de guerra porque foi capturado. Eu gosto das pessoas que não foram capturadas", afirmou Trump
Foto: Chicago Tribune / Getty Images

Diversos pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos em 2016 criticaram Donald Trump por dizer que o senador John McCain, candidato presidencial em 2008, é um "perdedor" e colocar em dúvida que seja um herói de guerra.

Trump, que foi criticado anteriormente por suas declarações sobre o México, disse no sábado que McCain, que passou mais de cinco anos como prisioneiro de guerra do Vietnã do Norte após a queda do avião que pilotava, não era um herói de guerra.

Siga Terra Notícias no Twitter

"É um herói de guerra porque foi capturado. Eu gosto das pessoas que não foram capturadas", afirmou Trump, que também chamou o senador "perdedor" por não ter vencido as eleições de 2008.

Alguns de seus adversários que disputam a indicação presidencial do Partido Republicano não demoraram para criticar Trump por desrespeitar McCain.

O senador Lindsey Graham, amigo de McCain, disse que os eleitores das eleições primárias vão perceber que Trump, que segundo as enquetes é um dos candidatos mais populares entre as bases conservadoras, não é um candidato sério.

Enquanto isso, o ex-governador do Texas Rick Perry pediu a Trump que se retire da disputa presidencial "imediatamente", já que não está capacitado para ocupar a Casa Branca.

O ex-governador da Flórida Jeb Bush declarou que já houve "ataques mal-intencionados o suficiente" de Trump; enquanto o governador de Wisconsin, Scott Walker, disse que o empresário é uma "vergonha" e desrespeitou todos os veteranos de guerra.

Esta foi até agora a declaração de Trump que mais escandalizou a os adversarios republicanos.

Trump também gerou polêmica em relação ao México e aos imigrantes ilegais mexicanos, aos quais chamou de violadores e criminosos, algo que os republicanos temem em relação a um possível impacto no voto latino.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade