PUBLICIDADE

Estados Unidos

Pesquisa aponta Romney na frente nas primárias da Flórida

31 jan 2012 - 18h14
(atualizado às 18h33)
Compartilhar

Mitt Romney lidera as intenções de voto nas primárias que serão realizadas nesta terça-feira na Flórida, segundo uma pesquisa divulgada hoje e que lhe dá uma vantagem de 12 pontos sobre Newt Gingrich, nesta nova fase da disputa pela candidatura presidencial do Partido Republicano para as eleições de novembro.

O pré-candidato Mitt Romney em seu escritório de campanha em Tampa
O pré-candidato Mitt Romney em seu escritório de campanha em Tampa
Foto: AP

Eleições nos EUA: acompanhe as primárias do Partido Republicano

A empresa American Research Group (ARG) detalhou que 43% dos eleitores na Flórida votarão em Romney, enquanto 31% apostam em Gingrich, 13% em Rick Santorum e 9% em Ron Paul, segundo a pesquisa que realizou entre domingo e segunda-feira.

A enquete, que tem uma margem de erro de 4%, difere pouco da realizada entre os dias 27 e 28 de janeiro e que davam a Romney um apoio de 43% e de 32% a Gingrich.

Dos 600 eleitores republicanos indagados pelo ARG 36% disseram ter votado antes desta terça-feira, tanto através dos centros de voto antecipado como pelo correio.

Entre os que já haviam votado, 51% escolheram Romney, 29% votaram em Gingrich, 12% em Santorum e 8% em Paul, o que consolida as previsões que o primeiro deles será o vencedor das primárias da Flórida e, portanto, ganhará os 50 delegados em jogo.

Por enquanto Romney conta com 31 delegados e Gingrich com 26. Serão necessários pelo menos 1.144 delegados para ser eleito candidato presidencial em agosto na Convenção Nacional do Partido Republicano.

As primárias republicanas de 2012

No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade