PUBLICIDADE

Estados Unidos

Paul Ryan tem a palavra na convenção republicana

29 ago 2012 - 17h52
(atualizado às 18h29)
Compartilhar

O companheiro de chapa de Mitt Romney, o congressista conservador Paul Ryan, será a estrela nesta quarta-feira da convenção republicana de Tampa (Flórida), onde buscará incentivar o partido a dez semanas das eleições presidenciais americanas.

O discurso de Ryan, previsto para as 22h00 locais (23h00 de Brasília), será antecedido por vários oradores, entre eles a ex-secretária de Estado Condoleezza Rice, o ex-candidato à presidência John McCain, o governador de Porto Rico, Luis Fortuño, e a governadora conservadora do Novo México, Susana Martínez.

Fortuño apoia Romney depois de ele ter prometido durante a campanha das primárias que iria fazer da ilha o 51º estado se a população desejar esses status em referendo, que, contudo, não é vinculante nos Estados Unidos.

Ryan, 42 anos, congressista pelo Wisconsin (norte), onde preside o Comitê de orçamento da câmara baixa, tem a tarefa de levar aos militantes do partido e ao país as ideias de política econômica da dupla republicana, ajudar Romney a se aproximar da ala conservadora do partido e conquistar a juventude.

Conhecido por suas posturas conservadoras em assuntos sociais como aborto e casamento gay, Ryan é partidário da luta contra os déficits, especialmente através de cortes drásticos em gastos sociais.O discurso de Ryan é um dos pontos fortes da convenção republicana que termina na quinta-feira com a participação de Mitt Romney durante a qual aceitará oficialmente a nomeação como candidato presidencial de seu partido.

Na terça-feira, depois de uma cerimônia sem surpresas, a convenção republicana escolheu com os votos de seus delegados por cada estado a dupla Romney-Ryan para disputar a Casa Branca com o presidente Barack Obama no dia 6 de novembro. A convenção do partido - os democratas farão a sua entre 4 e 6 de setembro em Charlotte, Carolina do Norte (leste)- marca o fim do longo processo das eleições primárias e o início oficial da campanha para as eleições.

Nesta quarta-feira Romney fazia campanha em Indiana (norte) diante de veteranos do Exército e logo voltará a Tampa à noite.Nesta cidade do golfo da Flórida, a esposa de Romney, Ann e seu filho Craig, participaram de um evento da Coalizão Latina, organizado para que se aproxime do eleitorado hispânico. Na terça-feira à noite a aspirante a primeira-dama fascinou a militância com um discurso sobre amor, família e exaltou as qualidades de seu esposo.

"É muito importante que a comunidade latina se dê conta do quanto é importante esta eleição para eles", disse Ann Romney depois de ser apresentada por seu filho, que fala espanhol, como a "estrela" do evento de terça-feira."A maneira mais simples de dizê-lo é, se Mitt Romney ganhar, ganham os Estados Unidos", disse a mãe de cinco filhos e avó de 18 netos.

Mas no centro de convenções da cidade, o assessor hispânico da campanha de Romney, Carlos Gutiérrez, ex-secretário de comércio do presidente George W. Bush, tentava esclarecer que o programa de governo do Partido Republicano aprovado na terça-feira, muito duro em matéria migratória, "não é como o de Romney".

"O que conta é o plano de Romney e é disso que seu discurso vai tratar na quinta-feira", disse Gutiérrez, sem detalhar se o nomeado republicano discorda da construção do muro na fronteira com o México ou apoia as leis estatais migratórias, tal como estabelece o partido.

Segundo Gutiérrez, depois da convenção "começa a verdadeira campanha latina", disse em referência aos 12 milhões de eleitores de origem hispânica que devem participar nas eleições presidenciais e que, segundo pesquisas recentes, apoiam Obama por esmagadora maioria.

Nesta quarta-feira, Condoleezza Rice se transformou na única integrante da ex-administração Bush a ter um papel de destaque nesta convenção, que esteve marcada pela ruptura da campanha de Romney com a era do ex-presidente texano.

Enquanto isso, o presidente Obama, continuou sua campanha na Universidade de Charlottesville, na Virgínia (leste), coincidindo com a divulgação de um vídeo de sua campanha em que zomba das posições de Ryan, 23 anos mais jovem que Romney, que foi o artífice do "orçamento extremista do Partido Republicano" e defendeu políticas contra o aborto, inclusive em casos de estupro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade