PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Oito frases que marcaram o primeiro debate democrata nos EUA

14 out 2015 - 06h26
(atualizado às 08h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Os pré-candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos abordaram nesta terça-feira em seu primeiro debate televisionado os temas que marcarão sua corrida pela Casa Branca, na qual os republicanos parecem ter se tornado os donos do espetáculo com os polêmicos comentários do magnata Donald Trump.

No entanto, durante mais de 2h30, os cinco concorrentes à indicação do Partido Democrata se destacaram por oito comentários afiados:.

1. OS E-MAILS DE HILLARY CLINTON

"O povo dos EUA está farto, está cansado de ouvir falar sobre os seus malditos e-mails", disse durante o debate o senador independente por Vermont, Bernie Sanders. Logo em seguida, Hillary estendeu sua mão e lhe disse: "Obrigado".

A polêmica pelo escândalo dos e-mails começou no início deste ano, quando vários meios de imprensa revelaram que Hillary Clinton tinha utilizado sua conta de e-mail particular para tratar de assuntos de interesse nacional em sua etapa como secretária de Estado.

2. VIOLÊNCIA ARMADA

"Não, não mesmo" ("Não, not at all"), respondeu Hillary, ao ser perguntada se Sanders tinha sido suficientemente firme no Senado na hora de apoiar projetos legislativos contra a violência armada e o poderoso grupo de pressão pró-armas, a Associação Nacional do Rifle (NRA, sigla em inglês).

3. DONALD TRUMP

O ex-governador de Maryland, Martin O'Malley, chamou o magnata Donald Trump, favorito para a indicação republicana, de "o charlatão do carnaval do Partido Republicano".

4. EDWARD SNOWDEN

"Ele descumpriu a lei, mas o que fez para nos ensinar deve ser levado em consideração", destacou Sanders, que defendeu durante o debate o ex-técnico da CIA (agência de inteligência americana) e da Agência da Segurança Nacional (NSA, sigla em inglês) Edward Snowden, que em 2013 revelou programas de espionagem em massa.

5. WALL STREET

"O Congresso não controla Wall Street, é Wall Street quem controla o Congresso", disse Sanders, paladino do "socialismo democrata" e forte defensor de leis mais rígidas para aumentar o controle no sistema bancário americano.

6. A FIRMEZA DOS APRESENTADORES

"Acho que você está sendo um pouco duro", respondeu o ex-governador de Rhode Island, Lincoln Chafee, quando o moderador do debate, Anderson Cooper, lhe pediu que explicasse por que, durante seu período no Senado dos EUA, votou a favor de uma lei para desregular os bancos em 1999.

7. DISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA

"Você pode ter todo o crescimento que quiser, mas isso não significa nada se a riqueza continua sendo de 1% (da população)", defendeu Sanders, que durante o debate também investiu contra "o capitalismo de cassino no qual poucos têm muito".

8. HILLARY COMO PROGRESSISTA

"Sou progressista, mas uma progressista que gosta que as coisas sejam feitas", defendeu a ex-primeira dama, vista como uma criação do "establishment" (da política tradicional e de influências) em comparação com Sanders, que defende uma revolução política.

Vídeo reconstrói momento em que voo MH17 foi 'abatido por míssil':
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade