PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama tem ampla vantagem sobre Romney no voto hispânico

27 ago 2012 - 11h11
(atualizado às 11h21)
Compartilhar

O presidente americano e candidato à reeleição, o democrata Barack Obama, conquistaria 65% dos votos hispânicos, contra 26% do republicano Mitt Romney nas eleições de novembro, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

A vantagem de quase 40 pontos confirma uma tendência sólida há meses, na véspera da convenção republicana, que será realizada em Tampa (Flórida) e formalizará a candidatura do ex-governador Romney, explicou a empresa Latino Decisions, responsável pela pesquisa junto à empresa de meios de comunicação hispânicos Impremedia.

Em nível nacional, Obama e Romney aparecem virtualmente empatados na intenção de voto dos eleitores já registrados, e estados como Flórida, Colorado ou Nevada são cruciais para o resultado final.Nestes estados, o voto hispânico pode inclinar a balança, lembrou a Latino Decisions.

Nas eleições de 2008, 9% dos americanos que foram às urnas eram hispânicos, e em novembro deste ano o número pode ser similar, da ordem dos 8%, segundo estimativas da Associação Nacional de Funcionários Latinos Eleitos e Designados (NALEO, em inglês).

Cerca de 53% dos 300 eleitores hispânicos pesquisados consideram que a economia e o emprego são os temas mais importantes destas eleições, seguidos pela reforma migratória (51%), a reforma educacional (18%) e o acesso aos serviços de saúde (17%), segundo a pesquisa.E 74% dos pesquisados têm uma boa opinião e Obama, contra 27% que dizem o mesmo de Romney.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade