PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama politizou aniversário da morte de Bin Laden, diz Romney

1 mai 2012 - 16h15
Compartilhar

O republicano Mitt Romney acusou o presidente dos Estados Unidos Barack Obama de politizar a morte de Osama bin Laden conforme o primeiro aniversário do ousado ataque que domina a campanha presidencial norte-americana. Obama, um democrata, tem dito que a morte do líder da Al-Qaeda é um coroamento de sua política de segurança nacional e sua campanha tentou levantar dúvidas sobre se Romney teria tomado a mesma decisão corajosa para enviar uma equipe de forças especiais de elite para o Paquistão para matar Bin Laden.

Romney estava em Nova York para marcar o aniversário Bin Laden, lembrando os americanos de sua conexão com o 11 de setembro de 2001, ataques que mataram 3.000 pessoas e provocaram a guerra dos EUA no Afeganistão.

"Dei os parabéns ao presidente e à inteligência, bem como ao SEAL Team 6 ... Então eu reconheço o sucesso do presidente e acho que ele tem todo o direito de tomar crédito por comandar o ataque", disse Romney ao programa da CBS This Morning.

Ao mesmo tempo, disse Romney: "Eu acho que foi muito decepcionante para o presidente politizar o assunto sugerindo que eu não teria ordenado o ataque. Claro que eu teria. Qualquer americano, qualquer americano que pensa, teria ordenado exatamente a mesma coisa."

Os simpatizantes de Obama foram rápidos em apontar observações que Romney fez em sua corrida de 2008 para presidente, quando o então candidato Obama disse que iria atrás "alvos de alto valor terroristas" dentro do Paquistão, com ou sem a aprovação do presidente do Paquistão, e Romney disse na ocasião que não concordava.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade