PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama e Romney realizam últimos ensaios para primeiro debate

2 out 2012 - 19h58
(atualizado às 20h30)
Compartilhar

Os candidatos à presidência dos EUA, o democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney, realizam nesta terça-feira os últimos ensaios na véspera do primeiro debate entre os dois, que acontecerá em Denver (Colorado), e que servirá para conquistar os eleitores indecisos.

O primeiro de três debates, na Universidade de Denver, será uma espécie de "zona zero", na qual ambos tentarão convencer os indecisos e independentes e buscarão enterrar as aspirações presidenciais de seu oponente.

Obama continuou se preparando hoje a portas fechadas para os debates em Henderson (Nevada), enquanto Romney chegou ontem à noite em Denver, onde participou de um comício e ganhou o apoio de John Elway, lendário campeão de futebol americano do Denver Broncos.

Os candidatos fizeram uma pausa, mas suas campanhas continuaram hoje a guerra de propaganda. A de Romney publicou outro anúncio para afirmar que os Estados Unidos não podem permitir outros quatro anos com Obama, acusado de elevar os impostos da classe média.

Uma porta-voz da campanha de Obama, Lis Smith, respondeu que Romney é quem "castigará" a classe média com uma alta de impostos se diminuir as taxas pagas pelos ricos.

Segundo uma pesquisa divulgada hoje pela Universidade Quinnipiac, a maioria (54%) dos eleitores acredita que Obama ganhará o debate, contra 28% que pensa que Romney sairá vencedor.

Obama "é um orador talentoso e experiente. Todo o mundo espera que em relação ao estilo ele fará um bom papel, mas a substância será seu calcanhar de Aquiles", disse à agência Efe Sharon J. Castillo, assessora da campanha de Romney.

Romney "aproveitará cada oportunidade para falar sobre sua visão de um Estados Unidos com mais empregos e melhores salários, uma força de trabalho mais capacitada e milhões de americanos retirados da pobreza para ocupar seu lugar em uma classe média mais forte", assegurou.

Por tradição, estes encontros servem para amplificar tanto as virtudes como os defeitos dos candidatos e para cimentar impressões, por meio de frases lapidares e linguagem corporal.

Com seu cabelo embranquecido, Obama, de 51 anos, agora carrega o peso de seus quase quatro anos no poder, marcado pelas pressões de duas guerras, uma economia frágil e uma perene disputa com a oposição no Congresso.

Romney, de 65 anos, sofre com a percepção de que como empresário multimilionário está "desligado" do cidadão comum, que enfrenta uma taxa de desemprego de 8,1%, um alto custo de vida e menos poder aquisitivo.

Obama chega a Denver com o desafio de convencer o eleitorado que merece um segundo mandato para completar seu projeto de país e suas promessas de 2008.

Embora o presidente lidere nas pesquisas, sobretudo nos estados que não tem uma tendência política definida, seu ponto fraco continua sendo a lenta recuperação econômica, e sua campanha não conseguiu despertar plenamente o entusiasmo das massas que o levaram ao poder em 2008.

Para Romney, será sua primeira oportunidade diante de pelo menos 50 milhões de espectadores de explicar sem filtros o vídeo no qual menospreza o "47%" dos americanos que apoiam Obama e que segundo ele acham que são "vítimas", não pagam impostos e querem viver às custas do governo.

O consenso é que os debates, que ocorrem de quatro em quatro anos e que representam um equilíbrio entre o espontâneo e o ensaiado, constituem um "agora ou nunca" para que Romney se apresente de forma convincente como uma alternativa real a Obama.

O debate, de 90 minutos, abrangerá assuntos de política interna, como a recuperação econômica, política energética, os cortes tributárias, o papel do governo e a polêmica reforma da saúde de 2010.

O debate em Denver será transmitido ao vido a partir das 21h local (22h de Brasília), em um formato que permite aos candidatos se sentarem lado a lado e de frente para um público universitário.

As entradas para o evento na Magnus Arena já se esgotaram, e as autoridades aumentaram as medidas de segurança em todo o perímetro da universidade, incluindo o fechamento de estradas próximas.

Os dois debates seguintes serão realizados dia 16 em Hempstead, em Nova York, e dia 22 em Boca Raton, na Flórida.

Os dois candidatos à vice-presidência, o democrata Joe Biden e o republicano Paul Ryan, terão seu único debate no dia 11 em Danville, em Kentucky.

EFE   
Compartilhar
Publicidade