PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Obama ataca economia da gestão Romney no Massachusetts

4 jun 2012 - 19h12
(atualizado às 19h50)
Compartilhar

A equipe de campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou nesta segunda-feira um anúncio criticando o balanço econômico do candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, quando ele era governador de Massachusetts, Estado do nordeste americano. O vídeo, que dura um minuto e se baseia em uma matéria do Boston Globe, destaca que Romney tem um dos "piores balanços econômicos do país" como governador (2003-2007).

A divulgação da propaganda, que custou US$ 10 milhões, aparece poucos dias depois da publicação dos dados negativos sobre o emprego nos Estados Unidos em maio, com uma taxa de desemprego de 8,2% em comparação a 8,1% do mês anterior. O vídeo, intitulado "Heard it before" ("Já ouvi essa história", em tradução livre) e que será publicado nos próximos dias em estados chave, diz que, quando Romney foi governador, Massachusetts perdeu 40 mil postos de trabalho na indústria manufatureira, ficando na posição 47 de 50 em termos de geração de emprego.

A equipe de campanha do candidato republicano reagiu rapidamente através de seu porta-voz, Andrea Saul, que lembrou que "como presidente, Barack Obama tem um balanço de milhões de dólares em déficit, em dívida nacional galopante, em empregos destruídos e o desemprego crônico mais elevado da história".

Há várias semanas, a equipe do presidente, que buscará a reeleição nas eleições de 6 de novembro, realiza uma campanha para desprestigiar Romney, que apresenta sua carreira como homem de negócios como aval para criar empregos no país. A equipe de campanha de Obama descreve o candidato republicano em anúncios de televisão como um "vampiro", um "destruidor de emprego" ou "o oposto de Robin Hood", utilizando no fundo da tela imagens de fábricas fechadas e trabalhadores demitidos.

Segundo uma pesquisa da CNN/ORC Internacional, Obama conta com 56% de popularidade, frente a 48% de Romney.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade