PUBLICIDADE

Estados Unidos

Romney se diz preparado para rebater vídeo dos "47%" no debate

1 out 2012 - 17h18
(atualizado às 17h30)
Compartilhar

O candidato Mitt Romney está preparado para responder aos ataques durante seu debate de quarta-feira com o presidente Barack Obama sobre seus comentários em relação aos 47% dos americanos que não pagam impostos federais, disse um assessor do republicano nesta segunda-feira.

Romney foi fortemente criticado devido a um vídeo gravado com uma câmera escondida em maio durante um ato de arrecadação de fundos no qual aparece dizendo que quase metade da população não votará nele nas eleições de novembro porque é dependente demais do governo Obama.

Analistas advertiram que o vídeo, amplamente divulgado depois de a revista Mother Jones tê-lo publicado há duas semanas, pode comprometer as aspirações de Romney para o dia 6 de novembro e que será explorado pela equipe de campanha de Obama durante o primeiro debate em Denver, Colorado.

"Não nos surpreenderá, obviamente, se isso for citado no debate, e o governador (Romney), obviamente, está preparado para responder a isso", disse o principal conselheiro do candidato republicano, Ed Gillespie, a jornalistas nesta segunda-feira.

Gillespie e o conselheiro Kevin Madden, que também esteve no polêmico evento, também considerou que a mensagem da campanha de Romney perdeu foco nas últimas semanas, afirmando que o candidato passará os próximos 36 dias concentrando o seu discurso no fracasso do plano econômico de Obama.

"Nossa mensagem é muito clara, e é que não podemos mais aguentar outros quatro anos como os últimos quatro (de governo Obama), e precisamos de uma recuperação verdadeira", indicou Gillespie. "Seja o sistema de saúde, a energia, os impostos e gastos públicos ou a dívida, a mensagem é que não podemos nos permitir mais quatro anos como os últimos quatro", disse.

A campanha de Romney parece ter ido de um assunto relativamente menor para outro, castigada por incessantes ataques democratas focados nas finanças pessoais do multimilionário Romney, em seus planos fiscais e nas propostas para a revisão do questionado plano governamental de assistência médica Medicare.

Com o tema do vídeo no centro da polêmica, a campanha de Romney respondeu com um outro vídeo de 1998 em que um jovem Obama fala de "redistribuição".

Romney também aproveitou um comentário de Obama no qual admitiu que não poderia mudar Washington "de dentro", e nas últimas semanas os republicanos criticaram duramente a política externa de Obama diante da onda de violência antiamericana no Oriente Médio que causou as mortes do embaixador na Líbia e de outros três americanos.

Com as pesquisas mostrando Obama com uma vantagem clara nos cerca de 12 estados indecisos que determinarão a eleição, Madden disse que Romney está lutando por todos os últimos eleitores indecisos. "Nossos adversários estão de acordo neste momento de que se trata de uma disputa muito acirrada", disse.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade