PUBLICIDADE

Estados Unidos

Romney: relatório do emprego não apresenta 'recuperação real'

5 out 2012 - 11h54
(atualizado às 12h00)
Compartilhar

O candidato republicano Mitt Romney questionou nesta sexta-feira se os números do último relatório sobre o emprego nos Estados Unidos são positivos e afirmou que a queda da taxa de desemprego, de 8,1 para 7,8%, se deve ao fato de que muitas pessoas deixaram de fazer parte da população ativa.

"Isso não é o que constitui uma verdadeira recuperação", afirma o candidato republicano à Casa Branca, em um comunicado divulgado quando seguia para um comício em Abingdon (Virginia, nordeste), uma região produtora de carvão.

Os novos dados do Departamento do Trabalho mostram que 114.000 empregos foram criados em setembro, mas os valores revistos para julho e agosto, que mostram que foram criados mais empregos e que menos pessoas deixaram a força de trabalho, ajudaram a reduzir a taxa de desemprego.

Os números sobre o emprego podem ser interpretados de forma positiva pelo presidente Barack Obama, como um sinal de que a recuperação é lenta, mas segura desde a recessão que manteve a taxa de desemprego acima de 8,0% durante quase todo o seu mandato.

No entanto, Romney questionou essa visão."Eles criaram menos empregos em setembro do que em agosto, menos empregos em agosto do que em julho, e perderam cerca de 600 mil postos de trabalho na indústria manufatureira desde que o presidente (Barack) Obama assumiu o cargo", acrescentou.

"Se não fosse por todas as pessoas que simplesmente deixaram a força de trabalho, a taxa de desemprego real seria de 11%", afirmou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade