PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Romney promete no Colorado que resolverá bloqueio político de Washington

4 nov 2012 - 01h27
(atualizado às 02h37)
Compartilhar

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, prometeu neste sábado no Colorado que se chegar à Casa Branca desbloqueará a política em Washington sobre redução de déficit público, desemprego, reativação econômica e segurança nacional.

Milhares de simpatizantes republicanos encheram esta noite um anfiteatro ao sul de Denver para escutar Romney
Milhares de simpatizantes republicanos encheram esta noite um anfiteatro ao sul de Denver para escutar Romney
Foto: AFP

Especiais
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda


Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Veja como foram os debates presidenciais

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

Milhares de simpatizantes republicanos encheram esta noite um anfiteatro ao sul de Denver para escutar Romney, quem encorajou seus seguidores a se mobilizarem nestes últimos dias antes das eleições e recomendou os indecisos que analisassem a gestão do presidente Barack Obama.

Segundo os organizadores, 17 mil pessoas foram ao anfiteatro Comfort Dental, no que se considera o maior número de seguidores de Romney reunidos em um só lugar desde que começou a campanha eleitoral no Colorado.

Para o candidato republicano, Obama "não cumpriu suas promessas" e prometeu que ele "destravará" a situação em Washington. "A pergunta desta eleição é esta: Querem mais do mesmo ou querem uma mudança real?", disse Romney durante seu discurso, o segundo do dia nesse estado, após falar de manhã para mil pessoas no Colorado Springs.

Segundo uma pesquisa divulgada em outubro pela Latino Decisions, 74% dos eleitores latinos do Colorado preferem Obama, enquanto 20% Romney. Esta é a segunda percentagem mais alta de apoio ao candidato republicano entre os latinos depois do que tem na Flórida, que chega a 31%.

Esse respaldo se expressa, por exemplo, em um programa semanal em espanhol em uma emissora local, conduzido por uma educadora latina de Denver e dedicado exclusivamente à campanha de Mitt Romney, e no convite, repetida várias vezes ao dia, em uma estação cristã em espanhol, na qual se pede que, por questões morais, se vote em Romney.

Durante seu discurso, que durou 20 minutos, Romney especificou que ele não representará "apenas um partido". "Representarei uma nação". "Os EUA é um país onde as pessoas se esforçam por coisas que são maiores que elas", disse Romney. "Caminhem comigo. Caminhemos juntos", concluiu.

Antes de Romney, o palco foi ocupado por Randy Owen, da banda de música country Alabama, e pelo ex-congressista Bob Beauprez, que afirmou que, com Romney, "Deus abençoou novamente os EUA". Segundo a pesquisas antes mencionada, 54% dos eleitores hispânicos do Colorado afirmam que estão mais entusiasmados com as eleições agora que há quatro anos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade