PUBLICIDADE

Oriente Médio

Romney estende campanha em busca dos eleitores indecisos

5 nov 2012 - 17h24
(atualizado em 6/11/2012 às 00h49)
Compartilhar

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, mantém o ritmo intenso e corre atrás dos votos dos últimos eleitores indecisos dos Estados-chave da eleição americana. Além das quatro paradas previstas para esta segunda, o ex-governador de Massachusetts ainda estenderá a mobilização até amanhã, dia oficial das eleições, com atos em dois Estados.

Romney pretende lutar até último momento pelo voto dos eleitores indecisos
Romney pretende lutar até último momento pelo voto dos eleitores indecisos
Foto: AP

Especiais
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda


Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Infográfico mostra o poder do voto latino e o custo da campanha
Veja como foram os debates presidenciais

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

Romney iniciou sua jornada desta segunda consolidando seus avanços na Flórida - Estado de desfecho ainda incerto, mas de provável vitória do republicano. A agenda do candidato segue com atos na Virgínia (Estado incerto e, segundo as últimas sondagens, com tendência de vitória democrata) e Ohio, também visitado hoje por Obama. O dia do ex-governador do Massachusetts se encerra em New Hampshire.

Na tarde de hoje, a equipe de Romney informou que o candidato estenderá os atos de campanha até terça com visitas a Ohio e à Pensilvânia. O republicano também deve votar em Belmont, cidade do Massachusetts onde vive com sua mulher, Ann. Não foram informados os detalhes dos dois novos eventos.

Fazer campanha no dia do pleito não configura prática rara nos EUA: em 2008, Barack Obama viajou ao então indeciso Estado de Indiana para um comício no dia 4 de novembro, enquanto seu rival republicano de então, John McCain, encontrou tempo após votar no Arizona para cativar os últimos indecisos de Nevada e do Colorado.

Obama, que já votou antecipadamente no dia 25 de outubro, tem na sua agenda uma partida de basquete com amigos e um comício noturno em Chicago, seu berço político.

Americanos vão às urnas

Os americanos escolhem nesta terça-feira seu presidente. O atual mandatário, o democrata Barack Obama, disputa a preferência dos eleitores com o republicano Mitt Romney. Diferente do Brasil, as eleições americanas são indiretas. O candidato mais votado em cada Estado leva todos os seus delegados. No fim, o candidato com maior número de delegados - e não de votos - sai vencedor. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições presidenciais nos EUA e acompanha a apuração de votos em tempo real.

Com informações de EFE e AFP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade