PUBLICIDADE

Estados Unidos

Romney está pior que McCain e Bush entre latinos, indica pesquisa

11 out 2012 - 20h30
(atualizado às 20h49)
Compartilhar

Os latinos dos Estados Unidos tradicionalmente preferem os democratas, mas o candidato republicano a presidente, Mitt Romney, está no caminho de ter nesse grupo uma votação pior do que a de outros candidatos de seu partido em eleições presidenciais recentes, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa do Pew Research Center entre eleitores latinos registrados mostrou que 21% deles apoiam Romney, contra 69% que declaram voto no presidente Barack Obama, candidato à reeleição em 6 de novembro.

Isso é 10 pontos percentuais a menos do que o republicano John McCain obteve há quatro anos, e 19 a menos do que o ex-presidente George W. Bush recebeu em 2004. McCain, do Arizona, e Bush, do Texas, são políticos de Estados com grande presença hispânica. Romney é de Massachusetts.

Os republicanos, em geral, são mais favoráveis que os democratas a controles imigratórios rígidos, e nas primárias republicanas Romney assumiu uma posição especialmente dura nesse quesito, dizendo apoiar a "autodeportação" dos imigrantes ilegais.

"Uma crescente parcela dos eleitores latinos diz que o Partido Democrata tem mais preocupação com os latinos do que o Partido Republicano", disseram os pesquisadores do Pew Hispanic Center, uma entidade apartidária. No eleitorado como um todo, no entanto, Romney aparece ligeiramente à frente de Obama em algumas pesquisas.

Mais de 60% dos latinos consideram que os democratas se preocupam mais com eles, cifra que era de 45% no ano passado, segundo a pesquisa feita entre 7 de setembro e 4 de outubro. Dez por cento disseram que os republicanos se preocupam mais, resultado semelhante ao de 2011.

Romney teve um ligeiro crescimento entre os hispânicos nos nove Estados vistos como decisivos para a eleição, tais quais Ohio e Flórida. Mas Obama ainda continua bem à frente nesse grupo, por 65 x 23 por cento.

Em 2008, Obama teve 67% dos votos dos latinos, contra 31% para McCain, segundo outra pesquisa Pew. Bush teve 34% do voto hispânico na sua primeira eleição (2000), e 40% quatro anos depois.

Embora o voto hispânico seja considerado crucial, a pesquisa mostrou que grande parte desse eleitorado não deve ir às urnas. Entre 1.765 adultos latinos entrevistados, pouco mais de metade (903) disseram ser eleitores registrados. Dentre os eleitores, 77% dizem ter "absoluta certeza" de que irão votar, cifra inferior à média do eleitorado, de 89%.

A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais em todos os quesitos, exceto na intenção de comparecimento para o eleitorado registrado, em que a margem de erro é de 4,6 pontos percentuais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade