PUBLICIDADE

Estados Unidos

Romney chega a Denver para debate e ganha apoio de ídolo da NFL

2 out 2012 - 09h00
(atualizado às 11h15)
Compartilhar

O candidato republicano à Presidência dos EUA, Mitt Romney, chegou na noite de segunda-feira a Denver, dois dias antes do seu primeiro debate contra o presidente Barack Obama, e recebeu a adesão do ex-jogador de futebol americano John Elway, lendário nome do Broncos, o time local.

John Elway dá boas-vindas para Mitt Romney durante comício em Denver na segunda-feira
John Elway dá boas-vindas para Mitt Romney durante comício em Denver na segunda-feira
Foto: Reuters

Elway fez um breve discurso apresentando Romney a cerca de 5 mil apoiadores num comício, e inflamou a multidão ao citar a vitória de domingo do Broncos sobre o Oakland Raiders. "Devo dizer que hoje é um dia muito bom, não só pelo que aconteceu ontem, mas porque tenho a oportunidade de lhes apresentar o próximo presidente dos Estados Unidos, o (ex-)governador Mitt Romney", disse Elway.

Na sua vez de falar, Romney disse que os debates presidenciais de outubro são importantes não por causa de quem ganha ou perde. "Esses debates são uma oportunidade para que cada um de nós descrevamos o caminho para a América que escolheríamos."

Elway, bicampeão do Super Bowl e hoje vice-presidente-executivo do Broncos, fez neste ano a máxima contribuição financeira permitida para Romney. Em 2008, ele já havia apoiado o candidato republicano, John McCain, que foi derrotado pelo democrata Obama.

O comício de segunda-feira foi o primeiro ato público de Romney desde a sexta. Ele passou o fim de semana inteiro se preparando para o debate da quarta. Seu assessor Kevin Madden disse a jornalistas que o foco foi se acostumar a enfrentar um único adversário, e não vários, como ocorreram nos debates na fase das eleições primárias do Partido Republicano.

"Só há uma pessoa sobre o palco que já fez três debates frente a frente, com transmissão nacional de TV, num formato de eleição geral", disse Madden. "É o presidente Obama (na campanha de 2008). O governador Romney não fez. Então a gente tenta se acostumar com isso."

Romney aparece atrás de Obama nas pesquisas de intenção de voto, e analistas dizem que o debate será crucial para que ele tenha chances de vitória. Mas Madden buscou minimizar as expectativas. "Não acho que um só evento vá alterar dramaticamente a corrida", disse ele. "Acho que vamos continuar fazendo o que pudermos para fazer esta corrida, mantê-la acirrada e estar em posição de vencer no dia da eleição."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade