PUBLICIDADE

Estados Unidos

Romney antecipa chegada a Tampa para roubar atenções do Isaac

28 ago 2012 - 16h01
(atualizado às 17h32)
Compartilhar

Mitt Romney chegou nesta terça-feira a Tampa, dois dias antes do esperado, em uma tentativa de não permitir que o furacão Isaac ofusque sua designação como candidato presidencial do Partido Republicano, que está reunido nesta cidade da costa do Golfo da Flórida.

O republicano Mitt Romney e a mulher dele, Ann, desembarcam em Tampa, na Flórida, com o neto, Joe
O republicano Mitt Romney e a mulher dele, Ann, desembarcam em Tampa, na Flórida, com o neto, Joe
Foto: Reuters

O avião trazendo Romney e sua esposa aterrissou em Tampa, na Flórida (sudeste), às 11h08 locais (12h08 de Brasília). Na noite desta terça-feira, Romney deve acompanhar sua esposa, que vai discursar no horário nobre da convenção. O evento foi suspenso por um dia por causa da passagem do Issac, que deixou de ser considerado uma tempestade tropical para se tornar um furacão de categoria 1 ao se aproximar de Louisiana (sul), estado afetado em 2005 pelo devastador furacão categoria 3 Katrina.

Durante o voo, Ann Romney se mostrou sorridente e relaxada em meio aos jornalistas e os presenteou com pequenas tortas que disse ter feito, a poucas horas daquele que será o discurso mais importante de sua vida."Vocês verão que meu discurso é sincero", declarou.A convenção, que estava prevista para ter seu badalado começo nesta segunda-feira, foi abalada pelo Isaac.

Ainda que sua passagem pelo Golfo do México tenha sido mais afastada da costa de Tampa do que o esperado, o furacão atraiu as atenções e afugentou muitos militantes que seguiram as medidas de precaução e ficaram em casa. As previsões meteorológicas indicam que Nova Orleans, na Louisiana, será afetada pelo Isaac, sete anos depois do Katrina, que deixou 1.800 mortos e enormes estragos.

O presidente Barack Obama alertou para danos significativos e inundações. Delegados republicanos dos estados em risco de ameaça; do norte da Flórida, Alabama e Mississippi - todos sob estado de emergência-, admitiram que seria difícil celebrar na quinta-feira a designação de Romney como candidato republicano se o Isaac causar vítimas em seus territórios.

Mas o show tem que continuar. Ao menos essa tem sido a mensagem dos porta-vozes da campanha de Romney que estão em Tampa. A inauguração da convenção teve nesta segunda-feira apenas uma sessão simbólica de cinco minutos, apesar das importantes ausências, quando foi anunciada sua suspensão até a terça-feira, como estava previsto desde o fim de semana com o avanço do Isaac, que em sua passagem pelo Haiti deixou 19 mortos e seis desaparecidos.

"Estamos acompanhando de perto o trajeto do Isaac", disse Russ Schriefer, porta-voz da campanha de Romney, que insistiu que será feito todo o possível para cumprir com as atividades até quinta-feira.Por ora, o Isaac já abafou a grande festa republicana, que marca o início da contagem regressiva para as eleições presidenciais de 6 de novembro.

Um grande número de americanos espera as convenções para começar a se sintonizar com a política do país. Os democratas terão a sua convenção na próxima semana em Charlotte, na Carolina do Norte. Romney tem na de Tampa uma grande oportunidade para se apresentar e acabar com sua fama de "robô" e de pouco carismático, como é caracterizado por alguns analistas e críticos.

"É uma oportunidade para falar com muitos eleitores que só vêm prestando atenção de maneira informal até agora e para que se identifiquem com seu discurso de quinta", disse Charles Franklin, professor de Ciências Políticas na Universidade de Wisconsin-Madison, à AFP.

Obama partirá em viagem nesta terça-feira em um momento em que novas pesquisas mostram uma disputa acirrada com Romney. De acordo com as últimas bocas de urna, os eleitores estão aparentemente inseguros em relação à gestão econômica do presidente, mas também não acreditam que a situação possa melhorar com Romney. Uma pesquisa conjunta do The Washington Post/ABC News divulgada nesta segunda-feira indicou que Romney estaria um ponto à frente de Obama (48% contra 47%).

Mais de oito em cada dez eleitores se mostraram insatisfeitos com o desempenho econômico do país, segundo a pesquisa, enquanto 50% veem o republicano como o candidato mais preparado para comandar o país neste sentido.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade