PUBLICIDADE

Estados Unidos

Romney alcança maior índice de popularidade da campanha

9 out 2012 - 13h42
(atualizado às 14h39)
Compartilhar

O candidato republicano à Presidência de EUA, Mitt Romney, alcançou seu maior índice de popularidade entre os eleitores registrados durante sua campanha, segundo indicou nesta terça-feira uma enquete da rede ABC e do jornal The Washington Post.

Segundo a pesquisa, realizada imediatamente após o primeiro debate presidencial, na quarta-feira, Romney conta com a simpatia de 47% dos eleitores registrados, contra 44% na última enquete do Washington Post, e uma opinião desfavorável de 51%, contra 49% da anterior enquete. No entanto, estes números não permitiram que o republicano superasse a popularidade do atual presidente e candidato à reeleição, o democrata Barack Obama, que tem a simpatia de 55% (antes 52%), enquanto 44% o avalia negativamente (por 45% da anterior).

Embora no debate presidencial, segundo todos os analistas, Romney tenha vencido, os números de Obama cresceram, sobretudo, pelo último dado publicado com relação ao desemprego, na sexta-feira, que reduziu a taxa abaixo de 8%, o menor índice desta legislatura. Segundo os dados das últimas 18 enquetes da ABC e do The Washington Post, este resultado de aceitação do republicano é o mais alto desde setembro de 2011. Esta última pesquisa aconteceu entre os dias 4 e 7 de outubro e contou 845 eleitores registrados. Os resultados têm uma margem de erro de 4 pontos percentuais.

Uma enquete do Centro de Estudos Pew Research diz, no entanto, que Romney aumentou em 6% as intenções de voto entre os possíveis eleitores com relação à enquete anterior, que Obama liderava por 8 pontos percentuais. Após o debate do dia 3, Romney obteria, segundo o Pew Research, 49% do apoio, enquanto o presidente americano ficaria com 45%.

Duas semanas antes, os dados revelados por outra enquete do mesmo centro davam a Romney 43% e a Obama 51%. 67% dos partidários de Romney o apoia "fortemente", acima de 56% do mês passado. Pela primeira vez na campanha, Romney obtém um apoio tão forte como o de Obama entre suas bases, aponta o estudo. A enquete realizada pelo Centro Pew Research aconteceu entre 4 e 7 outubro e contou com 1.511 adultos, incluindo 1.201 eleitores registrados (e 1.112 possíveis eleitores), e tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade