PUBLICIDADE

Estados Unidos

Popularidade de Romney melhora após convenção republicana

31 ago 2012 - 21h58
(atualizado às 22h37)
Compartilhar

Mitt Romney saiu da convenção republicana desta semana com uma imagem melhor entre os eleitores, mas sem mudanças significativas na quantidade de pessoas que dizem que irão votar nele, segundo uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta sexta-feira.

Romney e Ryan com suas famílias no palco de Tampa: final da festa republicana que confirmou a dupla que desafia Barack Obama e Joe Biden
Romney e Ryan com suas famílias no palco de Tampa: final da festa republicana que confirmou a dupla que desafia Barack Obama e Joe Biden
Foto: AP

Os republicanos nomearam Romney na quinta-feira depois de três dias de testemunhos de amigos, familiares e partidários, muitos tentando destacar um lado mais informal do candidato. Romney teve problemas para deixar de lado a imagem de que é severo e distante.

A pesquisa contínua de quatro dias mostrou que o presidente norte-americano, o democrata Barack Obama, ainda supera Romney no quesito popularidade, com 52 por cento frente a 50 por cento do republicano.

Mas a pesquisa mostrou que Romney tem melhorado permanentemente em sua simpatia e em outras características positivas de sua imagem.

Na pesquisa desta sexta-feira, 31 por cento dos eleitores registrados que responderam à sondagem consideraram que Romney é "simpático", um aumento em relação aos 26 por cento da segunda-feira. Para Obama, esse índice é de 48 por cento.

"Na convenção, os republicanos tinham a tarefa de tornar o candidato mais agradável, simpático para o eleitorado norte-americano", disse a pesquisadora da Ipsos, Julia Clark. "Nossos dados sugerem que eles conseguiram absolutamente."

Embora siga atrás de Obama em outros índices mais favoráveis, Romney continua conseguindo avanços em categorias como "representa os Estados Unidos", "entende as pessoas como eu" e "é uma boa pessoa."

Romney e Obama seguem em uma acirrada disputa na maioria das pesquisas nacionais de intenção de voto. A pesquisa da Reuters/Ipsos desta sexta-feira deu a Romney uma vantagem de um ponto entre os possíveis eleitores, sem representar mudanças em relação ao dia anterior.

Foram entrevistados 1.632 eleitores pela Internet. A precisão da pesquisa é medida utilizando um intervalo de credibilidade, neste caso de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade