PUBLICIDADE

Estados Unidos

Pesquisa mostra Romney perto de Obama em semana de convenção

28 ago 2012 - 19h44
(atualizado às 20h16)
Compartilhar

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, chegou mais perto do presidente norte-americano, Barack Obama, em uma nova pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira, no momento em que ele aumenta o esforço para vender a si mesmo e sua visão para a recuperação econômica do país na Convenção Nacional Republicana.

Mitt Romney e a mulher dele, Ann, desembarcam em Tampa, na Flórida, com o neto, Joe
Mitt Romney e a mulher dele, Ann, desembarcam em Tampa, na Flórida, com o neto, Joe
Foto: Reuters

Na pesquisa online com prováveis eleitores, o democrata Obama ficou com 45% e Romney, com 43%, uma ligeira diminuição da diferença em comparação aos resultados da pesquisa de segunda-feira, quando Obama estava à frente por quatro pontos. Romney chegou a Tampa, na Flórida, nesta terça-feira para ouvir a sua esposa Ann proferir um discurso para milhares de militantes do partido na convenção republicana, que vai até quinta-feira.

A pesquisadora da Ipsos Julia Clark disse que era muito cedo para dizer que Romney estava ganhando um impulso com a convenção, que foi encurtada em um dia por causa de preocupações de que o furacão Isaac poderia atingir a Costa do Golfo na Flórida, onde Tampa está localizada. "Acho que se a gente começasse a ver Romney subir bem ou mesmo empatar com Obama ou ultrapassá-lo, aí sim eu diria que a convenção está mudando as coisas", afirmou Julia.

Outras pesquisas mostraram Obama e Romney quase empatados, e membros da campanha do republicano acreditam que estão em boa posição para incomodar o democrata na eleição de 6 de novembro. A mais recente sondagem destaca uma oportunidade para ambos os candidatos: a pesquisa revelou que os "eleitores registrados não alinhados" ainda não decidiram entre Obama ou Romney, mas são em geral extremamente negativos sobre a direção do país.

Apenas 6% deste bloco de eleitores acham que as coisas estão no caminho certo, ainda menos do que os republicanos. Mas isso não significa que os eleitores registrados não alinhados são simplesmente republicanos que estão céticos sobre Romney, dado que 43% são favoráveis a Obama e 36% a Romney. Julia afirmou que esse grupo parece disposto a ser influenciado pelo candidato com o argumento econômico de maior sucesso. "Nenhum dos candidatos apresentou um argumento convincente o suficiente de que podem conduzir a recuperação econômica durante os próximos quatro anos", afirmou.

Em linhas gerais, Obama ainda lidera em vários traços pessoais. Eleitores o consideram mais eloquente e simpático do que Romney. Ele está, no entanto, empatado com Romney em uma categoria: 51% tinham uma visão favorável de Obama, enquanto que 50% tinham de Romney. Os pesquisadores entrevistaram 1.325 prováveis eleitores durante quatro dias na pesquisa online. A precisão das pesquisas online Reuters/Ipsos é medida usando um intervalo de credibilidade, neste caso de mais ou menos 2,8 pontos percentuais para todos os entrevistados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade