PUBLICIDADE

Barack Obama

Obama e Romney terão fim de semana frenético antes das eleições

3 nov 2012 - 13h28
(atualizado às 16h00)
Compartilhar

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney, encaram a partir deste sábado um acelerado fim de semana repleto de atividades de campanha - o último antes das eleições de terça-feira.

Especiais
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda

Vestindo uma jaqueta militar, o presidente Barack Obama discursa no aeroporto de Green Bay, em Wisconsin. Na reta final da campanha eleitoral nos EUA, Obama e Mitt Romney intensificam os esforços para conquistar os votos dos indecisos
Vestindo uma jaqueta militar, o presidente Barack Obama discursa no aeroporto de Green Bay, em Wisconsin. Na reta final da campanha eleitoral nos EUA, Obama e Mitt Romney intensificam os esforços para conquistar os votos dos indecisos
Foto: AP

Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Veja como foram os debates presidenciais

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

Os candidatos visitarão nestes dois dias alguns dos estados-chave nestas eleições, como Ohio, Wisconsin, Iowa, New Hampshire, Flórida e Pensilvânia. Segundo a última pesquisa publicada por NBC, Wall Street Journal Marist, Obama tem seis pontos de vantagem sobre Romney em Ohio, com 51% de apoio contra os 45% do candidato republicano.

No entanto, na Flórida, outro dos estados indecisos, estão empatados. Obama supera com 49% Romney, que tem 47%, vantagem que está dentro da margem de erro da pesquisa. O presidente Barack Obama, que busca a reeleição, antes de começar os atos de campanha fez uma parada na sede da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) para receber informações atualizadas sobre os esforços de reconstrução após a passagem da tempestade "Sandy" nesta semana, que deixou 100 mortos e inúmeros danos materiais.

Obama, que continuará recebendo informações da Fema durante todo o dia, irá em seguida à cidade de Mentor (Ohio), antes de ir para Milwaukee (Wisconsin), onde participará de um comício acompanhado da cantora Katy Perry.

O líder continuará rumo a Dubuque, no estado de Iowa, onde participará de um ato comunitário de que terá as presenças da atriz Kate Walsh, que fará um discurso, e do cantor John Mellencamp. Obama viajará para Bristow (Virgínia), no último ato previsto neste sábado, para participar de um comício com o ex-presidente Bill Clinton (1993-2001), em que o cantor Dave Matthews se apresentará.

Por sua vez, o candidato republicano, Mitt Romney, começará o dia em Concord (New Hampshire) acompanhado de sua esposa, Ann Romney, para seguir para Duburque (Iowa), horas antes da visita que o presidente Obama fará.

O candidato republicano e sua mulher participarão, ainda, de outros dois atos de campanha no Colorado Springs e Englewood (Colorado), em que terão o apoio do cantor Randy Owen. Entre os temas com que tentarão convencer os eleitores nas últimas horas, a economia, o sistema de saúde e o desemprego, depois que segundo os últimos dados do Departamento de Trabalho publicados na sexta-feira indicaram que subiu um décimo, para 7,9%, em outubro.

Amanhã de manhã, os candidatos continuarão a maratona. Obama começará o dia com uma reunião com sua equipe de segurança nacional, incluindo a Secretária de Segurança Nacional (DHS), Janet Napolitano, e o diretor da Fema, Craig Fugate, assim como outros membros de seu gabinete que estão participando da coordenação das atividades de reconstrução após a passagem da tempestade Sandy.

Participarão da reunião, por telefone, autoridades locais das áreas mais afetadas, incluindo os governadores de Connecticut, Dannel Malloy, de New Jersey, Chris Christie, e de Nova York, Andrew Cuomo, informou a Casa Branca.

O presidente viajará depois para Concord (New Hampshire), Fort Lauderdale (Flórida), Cincinnati (Flórida) e Aurora (Colorado). Já Romney, fará escalas em Des Moines (Iowa), Cleveland (Ohio), Morrisville (Pensilvânia) e Newport News (Virgínia).

EFE   
Compartilhar
Publicidade