PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama e Romney dão tregua à espera do debate da próxima 4ª feira

29 set 2012 - 18h42
(atualizado às 19h14)
Compartilhar

A disputa eleitoral pela Presidência dos Estados Unidos ganhou um respiro neste sábado com os dois candidatos, o democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney, já concentrados para o primeiro debate eleitoral da próxima quarta-feira.

Hanauma Bay é a primeira reserva marinha do Havaí. O presidente e a família sempre aproveitam para visitar a reserva quando não está aberta para o público e tomam banho de mar
Hanauma Bay é a primeira reserva marinha do Havaí. O presidente e a família sempre aproveitam para visitar a reserva quando não está aberta para o público e tomam banho de mar
Foto: Cleide Klock / Especial para Terra

Tanto Obama como Romney não possuíam nenhum ato previsto para o dia de hoje, após uma acirrada agenda semanal em que chegaram a realizar até três atos eleitorais diários, inclusive, mudando de Estados em alguns casos.

Ambos os candidatos estiveram em Nova York no início de semana, onde o presidente Obama discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas e na Iniciativa Global Clinton, que contou com a participação dos dois adversários e foi marcado por ataques a suas respectivas visões de política externa.

Posteriormente, Obama e Romney passaram por Ohio e Virgínia na quarta e quinta-feira, respectivamente, com vários comícios eleitorais, nos quais fizeram questão de exaltar a relevância destes estados-chave para uma vitória no próximo dia 6 de novembro e suas diferentes visões sobre a economia.

Obama voltou a insistir nas preferências de Romney pelas reduções de impostos e no apoio aos mais ricos, enquanto o aspirante republicano abordou a suposta incapacidade do atual presidente para tramitar a economia e sua obsessão por um governo "intrusivo".

No entanto, apesar de Obama ter assegurado uma ligeira vantagem sobre seu adversário nas últimas semanas, os analistas consideram os três debates presidenciais televisivos fundamentais para alterar a dinâmica eleitoral, tendo em vista que esses eventos possuem uma audiência aproximadamente 60 milhões de telespectadores.

Desta forma, Romney se concentra junto a sua equipe de campanha em Denver para preparar esse primeiro debate. O desafio do candidato republicano é recuperar sua posição nos debates, que serão uma novidade para ele, enquanto Obama já essa possui experiência.

"(Romney) Tem que ser agressivo e também enfático. Ambas as coisas não são fáceis de se conseguir ao mesmo tempo", disse ao jornal The Wall Street Journal John Weaver, antigo assessor do ex-candidato presidencial John McCain.

Após o debate de Denver, os candidatos realizaram o segundo no dia 16 de outubro na Hofstra University, em Nova York, e o terceiro e último na Lynn University, situada em Boca Raton, na Flórida, no próximo dia 22 de outubro.

Antes do debate de Nova York, uma nova medição do índice de desemprego, correspondente ao mês setembro, deve ser divulgada e acirrar ainda mais a disputa. Com uma taxa acima dos 8% durante 43 meses consecutivos, o desemprego aparece como uma das principais questões nesta disputa eleitoral.

Trata-se de um número-chave, já que a economia se transformou em eixo do debate presidencial devido, principalmente, à fragilidade demonstrada pelos EUA após os efeitos da crise financeira de 2008.

O Departamento de Comércio informou nesta quinta-feira que a economia dos Estados Unidos cresceu 1,3% no segundo trimestre, 4 décimos abaixo do calculado previamente e muito abaixo do ritmo de crescimento de 4,1% com o qual o país fechou 2011.

Obama, por sua parte, viajará amanhã a Nevada para participar de um ato eleitoral em Las Vegas. Após este ato, o presidente americano também deve se reunir com sua de assessores para se concentrar para o primeiro debate.

Na sequência, na quinta e sexta-feira, Obama deverá voltar a Ohio e Virgínia, estados que, junto com Nevada, New Hampshire, Flórida, Carolina do Norte e Iowa, terão um papel fundamental para decidir as eleições de novembro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade