PUBLICIDADE

Oriente Médio

Na véspera das eleições, Sarah Palin pede votos para Romney

5 nov 2012 - 23h06
(atualizado em 6/11/2012 às 09h02)
Compartilhar

Sarah Palin, ex-governadora do Alasca e candidata republicana à vice-presidência em 2008, decidiu pedir abertamente votos para o candidato de seu partido, Mitt Romney, em plena véspera das eleições, após evitar durante meses dar-lhe um respaldo contundente.

A republicana Sarah Palin decidiu fazer campanha para Mitt Romney na véspera da eleição presidencial
A republicana Sarah Palin decidiu fazer campanha para Mitt Romney na véspera da eleição presidencial
Foto: AFP

Especiais
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda


Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Veja como foram os debates presidenciais

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

Palin, que se manteve afastada da campanha republicana, pediu a seus seguidores que "votem, por favor, no (ex) governador Mitt Romney", em um longo depoimento publicado nesta segunda-feira em sua página no Facebook.

"Nesta terça-feira, o futuro de nosso país está em nossas mãos", disse a ex-governadora no texto, mais dedicado a criticar os defeitos do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que a louvar as virtudes do candidato republicano.

"Em 2008, Obama prometeu transformar substancialmente este país. E, com todos seus erros e promessas quebradas, essa é a única coisa que cumpriu: transformou um país de esperança em um de ansiedade. E não tem por que ser assim", escreveu Sarah Palin.

Romney "entende como funciona o mercado livre" e suas "políticas econômicas em favor do crescimento beneficiarão a todos os americanos", garantiu.

"O (ex) governador Romney merece uma oportunidade para liderar. O presidente Obama a teve. Fracassou, e não podemos mais caminhar pra trás", acrescentou.

Até agora, a política pertencente ao movimento ultraconservador Tea Party havia dado apenas tímidas demonstrações de apoio a Romney, que representa o setor tradicional do partido republicano.

Durante as primárias, votou e respaldou abertamente o ex-presidente da Câmara dos Representantes, Newt Gingrich, e ao chegar a Convenção Nacional Republicana de agosto em Tampa (Flórida) optou por não estar entre os oradores e se limitou a expressar seu apoio "aos esforços de Mitt Romney e Paul Ryan para substituir o presidente Obama".

Em sua mensagem de hoje, Sarah Palin ressaltou a "responsabilidade de restaurar este país e assegurar as bênçãos de liberdade e prosperidade para nossas crianças, como a asseguraram para nós".

"Este é nosso dever sagrado com o passado e com o futuro. Triunfaremos nisto, se Deus quiser", concluiu.

Americanos vão às urnas

Os americanos escolhem nesta terça-feira seu presidente. O atual mandatário, o democrata Barack Obama, disputa a preferência dos eleitores com o republicano Mitt Romney. Diferente do Brasil, as eleições americanas são indiretas. O candidato mais votado em cada Estado leva todos os seus delegados. No fim, o candidato com maior número de delegados - e não de votos - sai vencedor. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições presidenciais nos EUA e acompanha a apuração de votos em tempo real.

EFE   
Compartilhar
Publicidade