PUBLICIDADE

Oriente Médio

Na reta final, Romney mobiliza mais de 150 mil voluntários

5 nov 2012 - 21h09
(atualizado às 22h37)
Compartilhar

A campanha do candidato republicano, Mitt Romney, trabalhava nesta segunda-feira "arduamente" de porta em porta e o envio de 150 mil voluntários os estados-chave, a apenas 24 horas do anúncio dos primeiros resultados das eleições presidenciais de amanhã.

Xamã peruano segura um cartaz de Mitt Romney enquanto abençoa a candidatura do republicano
Xamã peruano segura um cartaz de Mitt Romney enquanto abençoa a candidatura do republicano
Foto: AP

Especiais
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda


Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Veja como foram os debates presidenciais

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

A sede central da campanha de Romney, no número 585 da Commercial Street, no centro de Boston, ficou vazia, e os voluntários e trabalhadores foram nas últimas horas a estados-chave como Flórida, New Hampshire, Ohio, Wisconsin e Virgínia.

Yohana de la Torre, porta-voz hispânica da campanha republicana, reconheceu à agência EFE que "a disputa está muito apertada", e espera-se que seja decidida por poucos votos nos chamados "swing states", ou estados indecisos.

"Mais de 150 mil voluntários estão trabalhando arduamente. Estão batendo em mais de um milhão e meio de portas, e ligando para 4 milhões de pessoas", afirmou De la Torre, originária da Flórida, enquanto tirava fotos do local onde amanhã Romney vai discursar.

O estado de Massachusetts, do qual Romney foi governador entre 2003 e 2007, é território solidamente democrata segundo as pesquisas, por isso grande parte dos esforços e recursos republicanos se concentraram no vizinho New Hampshire, que só conta com quatro votos no colégio eleitoral mas que, devido ao acirramento da disputa, pode ser decisivo.

Nesta noite, os voluntários e assessores começarão a retornar a Boston. No entanto, a equipe de Romney anunciou de última hora que no dia das eleições o candidato viajará para Ohio e Pensilvânia para realizar comícios.

Na manhã de hoje, o ex-secretário de Comércio e assessor de Romney explicava que os "eleitores independentes e os indecisos" serão o fiel da balança, e se mostrava otimista quanto ao resultado.

Hoje à tarde, no Centro de Convenções e Exibições de Boston, o clima de eleições se intensificava ainda mais, com jornalistas e membros da equipe de logística acertando os últimos detalhes da cobertura no local onde Romney e seu companheiro de chapa, Paul Ryan, esperarão os resultados.

Americanos vão às urnas

Os americanos escolhem nesta terça-feira seu presidente. O atual mandatário, o democrata Barack Obama, disputa a preferência dos eleitores com o republicano Mitt Romney. Diferente do Brasil, as eleições americanas são indiretas. O candidato mais votado em cada Estado leva todos os seus delegados. No fim, o candidato com maior número de delegados - e não de votos - sai vencedor. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições presidenciais nos EUA e acompanha a apuração de votos em tempo real.

EFE   
Compartilhar
Publicidade