PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA: Obama retoma campanha após Sandy e a 5 dias da eleição

1 nov 2012 - 11h24
(atualizado às 12h59)
Compartilhar

Após uma pausa de quatro dias por causa da tempestade Sandy, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, retomará nesta quinta-feira seus atos de campanha com uma viagem pelos estados-chave de Wisconsin, Nevada e Colorado, enquanto seu rival republicano, Mitt Romney, visitará a Virgínia. Ambos os candidatos pisam o acelerador, a cinco dias das eleições gerais marcadas pelas tarefas de limpeza e reconstrução, após a devastadora passagem de "Sandy" pela Costa Leste do país.

Obama embarca no avião presidencial na base aérea de Andrews, em Maryland, ao retomar sua campanha
Obama embarca no avião presidencial na base aérea de Andrews, em Maryland, ao retomar sua campanha
Foto: AP

Especiais
Veja como foram os debates de eleições anteriores

Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

Obama participará hoje em atos eleitorais em Green Bay (Wisconsin), norte de Las Vegas (Nevada) e Boulder (Colorado), nessa ordem, nos quais "continuará delineando seu plano para empurrar os EUA para a frente", segundo sua campanha. Sua viagem acontece às vésperas de o governo publicar o relatório de desemprego de outubro, o último antes de os eleitores votarem no dia 6 de novembro. Atualmente, a taxa de desemprego está em 7,8%, com a economia e a criação de empregos continuando como tema predominante da disputa.

Romney fará outra visita à Virgínia, um estado com grande peso no Colégio Eleitoral e onde, antes da chegada de Sandy, ele e Obama estavam empatados, segundo uma pesquisa da rede de televisão CBS. Suas repetidas visitas à Virgínia fazem parte de uma complexa estratégia geográfica em procura do voto dos indecisos.

A pausa de Obama para atender a emergência nacional que afetou cerca de 50 milhões de americanos no Leste do país trará para ele ganhos políticos, segundo os analistas.

"A resposta do presidente Obama foi excelente. Evitou erros e respondeu de forma pronta e eficaz às dificuldades das pessoas", disse à agência EFE Allan Lichtman, professor de ciências políticas de American University. "Obama ganhou elogios do governador republicano de Nova Jersey, Chris Christie, que foi o principal orador na convenção nacional republicana", observou Lichtman, ao descrever o "efeito Sandy" na disputa.

Segundo uma pesquisa conjunta do jornal The Washington Post e da rede ABC, cerca de 80% dos americanos qualifica a resposta de Obama a "Sandy" como boa ou excelente.http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6271268-EI8141,00-Furacao+Sandy+causa+prejuizos+de+ate+US+bilhoes+nos+EUA.html Lichtman concordou com outros analistas em que "Sandy" deixa claro o argumento que Obama tentou expor ao longo da disputa: que o governo funciona e é necessário.

Segundo o diretor da campanha de reeleição de Obama, Jim Messina, o presidente tem de seu lado "a aritmética", e Romney só procura "vender a falsa ilusão" de que ele está na frente da disputa. Perguntado pelos jornalistas sobre como Obama lidou com a tempestade, Kevin Madden, um assessor de alta categoria de Romney replicou: "Acho que a resposta continua em curso, assim é que não estou em condições de qualificar a resposta do Governo federal".

Mas Sharon J. Castillo, consultora de Romney, expressou entusiasmo pelo "ímpeto" da campanha e assegurou que a estratégia será "trabalhar como se fosse o primeiro dia da campanha, para levar sua mensagem sobre a recuperação econômica e o que fará desde seu primeiro dia como presidente". "Tudo indica que a mensagem (de Romney) está tendo um impacto positivo, começando com os 30 jornais que em 2008 apoiaram o presidente Obama e agora respaldam Romney", disse à EFE Sharon.

O segredo para ambos estará na evolução da resposta à "supertormenta" que alguns já denominaram como a chamada "surpresa de outubro". Segundo as autoridades, cerca de 5,9 milhões de americanos ainda estão sem energia elétrica.

Ao visitar na quarta-feira a região afetada por "Sandy" em Nova Jersey, Obama destacou que a "máxima prioridade" de seu governo é restabelecer a provisão de energia elétrica e ajudar os afetados.

Na reta final da disputa, tanto Obama como Romney e seus respectivos companheiros de legenda, além de partidários de suas campanhas, continuarão com o último esforço em Estados essenciais para a disputa: Ohio, Nevada, Flórida e Colorado.

Amanhã, por exemplo, Obama fará discursos em eventos comunitários em Halliard, Springfield e Lima, Ohio, repetindo sua promessa da defesa da classe média e seu plano para criar empregos. Romney também estará em Ohio na sexta-feira, com um denominado "evento da vitória" na cidade de Etna, e no sábado em New Hampshire.

EFE   
Compartilhar
Publicidade