PUBLICIDADE

Estados Unidos

Equipe de Romney tenta diminuir expectativas com convenção

28 ago 2012 - 15h15
(atualizado às 15h30)
Compartilhar

A campanha do pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, tentou na terça-feira minimizar as projeções de que ele terá um impulso significativo nas pesquisas que os candidatos normalmente desfrutam após uma convenção partidária.

"Acho que todas as apostas não valem sobre qualquer tipo de desempenho no passado como uma previsão para o futuro", disse o assessor sênior Stuart Stevens a jornalistas a bordo do avião de campanha de Romney que ia para Tampa, na Flórida.

Ele citou a ameaça do mau tempo à convenção, a data tardia na qual ocorrem as convenções e o fato de as reuniões dos republicanos e democratas ocorrerem uma após a outra.

Romney chegou ao evento republicano em Tampa para assistir à sua mulher, Ann, discursar na terça à noite. Ele voltará na quinta-feira para fazer o seu discurso e dar início à largada final de sua campanha na disputa eleitoral contra o presidente Barack Obama na votação de 6 de novembro.

Os dois políticos aparecem muito próximos nas pesquisas de opinião.

"Acho que é extraordinário irmos à convenção empatados ou na liderança", afirmou Stevens. "Acho que, se a eleição fosse amanhã, venceríamos e com facilidade."

A campanha de Romney busca mostrar um lado mais humano de seu candidato nos discursos da convenção para contrastar com o retrato negativo feito pela equipe de Obama, de que ele seria um homem rico e distante.

Uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada na segunda-feira mostrou que Romney ainda tem muito o que fazer. Obama ficou bem à frente de Romney no que diz respeito a quem é mais eloquente por 51% a 21%. Mas a má notícia para Obama foi que três quartos dos norte-americanos disseram que a economia está na direção errada.

Stevens afirmou que o momento é favorável a Romney porque Obama concentrou seus esforços em atacar o republicano e não defender o seu governo dos últimos três anos e meio.

"Eles falaram sobre tudo menos isso, e é por isso que todo o esforço que fizeram não valeu", afirmou Stevens. "E eles gastaram todo esse dinheiro e falaram sobre todas essas coisas, e isso não importa."

A convenção democrata na qual Obama será oficialmente nomeado candidato para a reeleição está marcada para ocorrer na semana que vem em Charlotte, na Carolina do Norte.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade